Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação: descrição de uma experiência

  • Thalita Marcolan Valverde
  • Albená Nunes da Silva
  • Denise Alves Perez
  • Gabriel Henrique Campolina-Silva
  • Zulmira Medeiros
  • Cleida Aparecida Oliveira
Palavras-chave: Pós-graduação, Formação de professores, Estágio de docência, Educação superior

Resumo

Este artigo apresenta descrição e análise da prática pedagógica, buscando trazer contribuições ao enfren-tamento do desafio da formação docente para o ensino superior. O texto dialoga com elementos acerca da formação docente e com diretrizes da legislação em torno dessa temática, como forma de contextualizar a discussão. No relato da experiência, compartilha-se com o leitor todo o processo de concepção, desen-volvimento, aplicação e avaliação de uma disciplina de Estágio Didático de um programa de pós-graduação da área biológica na Universidade Federal de Minas Gerais. As conclusões demonstram que é necessário e possível a formação pedagógica em cursos de mestrado e doutorado, aliando as atividades práticas ine-rentes ao estágio docente em turmas de graduação, com discussões e reflexões teórico-práticas sobre a docência. Esse formato traz benefícios tanto para os alunos da pós-graduação, futuros docentes, quanto para os alunos da graduação.

 

 

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Publicado
31-12-2017
Seção
Artigos