A formação e a condição docente num contexto de complexidade e diversidade

  • Margareth Diniz Universidade Federal de Ouro Preto
  • Célia Nunes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Carla Cunha Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ana Lúcia de Faria e Azevedo Universidade do Estado de Minas Gerais
Palavras-chave: Condição Docente, Formação Docente, Pesquisa

Resumo

Esta comunicação pretende trazer algumas reflexões acerca das novas configurações da docência na contemporaneidade, considerando a necessidade de se articular a formação e a condição docentes e de compreendê-las a partir dos contextos sócio-históricos em que se efetivam. Entende-se que a docência vai além do conjunto de ações da professora e do professor no cotidiano da sala de aula e abrange as diversas dimensões do ser professor/a em sua complexidade. Reconhecendo a concretude dessa experiência, o texto aborda elementos como a diversidade sociocultural, a subjetividade, a formação inicial e continuada, a relação professor/aluno/a, e tantos outros aspectos que constituem o sujeito professor/a neste momento histórico, marcado por rápidas e profundas transformações culturais e econômicas, forjadas e alimentadas no interior/exterior da escola, mas que incidem sobre seus tempos e espaços, trazendo novos desafios para a educação.

Biografia do Autor

Margareth Diniz, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Dra. Adjunta de Psicologia da Universidade Federal de Ouro Preto.

 
Célia Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto. É membro dos grupos de pesquisa FOPROFI ( UFOP) e PRODOC ( UFMG). Tem experiência na área de Educação desenvolvendo tanto atividades administrativas no ensino superior como atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas e temas: formação inicial e continuada de professores, saberes docentes, prática pedagógica, jovens e adultos, avaliação e política e gestão educacional.

Carla Cunha, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora Dra. de Antropologia da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Ana Lúcia de Faria e Azevedo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado
25-05-2018
Seção
Artigos