Situação juvenil e formação de professores: Diálogo possível?

  • Juarez Tarcisio Dayrell FaE/UFMG
  • Simone Grace de Paula Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC
Palavras-chave: Diversidade, Formação Docente, Juventude

Resumo

O presente artigo se propõe a refletir sobre a situação juvenil dos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), trazendo elementos que retratam as desigualdades sociais e educacionais vivenciadas pelos jovens. A intenção é possibilitar uma análise crítico-reflexiva sobre essa situação, a formação de professores e o ensino para a diversidade. Atentos para a complexidade da questão, temos a intenção não de esgotar a discussão sobre as questões relacionadas à escolarização da juventude, mas simplesmente de questionar estereótipos e visões negativas sobre os jovens presentes no espaço escolar e sensibilizar para a necessidade de construir outro olhar sobre esses sujeitos.

Biografia do Autor

Juarez Tarcisio Dayrell, FaE/UFMG

Professor adjunto da FaE/UFMG.

Simone Grace de Paula, Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC

Doutoranda da FaE/UFMG e professora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC.

Publicado
2018-05-25
Seção
Artigos