O percurso formativo de docentes da educação profissional e o significado da docência na vida de engenheiros que se tornaram professores

Autores

  • Sandra Terezinha Urbanetz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR.
Abstract views: 668 / PDF downloads: 508

Palavras-chave:

Educação, Educação Profissional, Formação de Professores, Trabalho

Resumo

Esse artigo discute a trajetória dos professores da Educação Profissional em duas Instituições Universitárias, sendo uma Universidade Acadêmica e uma Universidade Corporativa indicando como esses profissionais, de engenheiros, se tornaram professores. A partir das entrevistas, faz-se uma discussão sobre essa trajetória de formação e o significado que a docência passa a ter na vida desses profissionais. Sob a perspectiva materialista, observa-se que a formação docente para a educação profissional ainda permanece sob a égide de ações fortuitas e esparsas muitas vezes recaindo sobre a decisão individual dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-19

Como Citar

URBANETZ, S. T. O percurso formativo de docentes da educação profissional e o significado da docência na vida de engenheiros que se tornaram professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 98–108, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/49. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.