A formação inicial de professores no quadro dos compromissos de Bolonha – contributos para uma reflexão sobre o que foi instituído em Portugal

Autores

  • Carlinda Leite
Abstract views: 456 / PDF downloads: 304

Palavras-chave:

Formação inicial dos professores em Portugal, Processo de Bolonha, Desafios à docência

Resumo

Este artigo confronta os desafios com que convivem os professores do ensino fundamental, neste século XXI, com o modelo de formação inicial que tem vindo a acontecer em Portugal decorrente da adaptação aos compromissos de Bolonha. Neste sentido, é caracterizado o modelo de formação de professores instituído após 2006 e, recorrendo à opinião de formadores de professores, são analisadas as possibilidades que ele oferece para socializar os estudantes, futuros professores, com situações que permitam uma preparação capaz de positivamente enfrentarem os desafios que se colocam no exercício da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTET, M. Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Porto: Porto, 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: 70, 1994.

BOYD, P. Academic Induction for Professional Educators: Supporting the Workplace Learning of Newly Appointed Lecturers in Teacher and Nurse Education. International Journal for Academic Development, v. 15, n. 2, p. 155-165, 2010.

BOLÍVAR, A. Melhorar os processos e os resultados educativos. O que nos ensina a investigação. Porto: Fundação Manuel Leão, 2012.

BOLÍVAR, A. Um olhar actual sobre a mudança educativa: onde situar os esforços de melhoria? In: LEITE, C.; LOPES, A. (Org.). Currículo, escola e formação de identidades. Porto: ASA, p.15-50, 2007.

BOLÍVAR, A. (Org.). Profissão Professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

CANDAU, V. (Org.). Didática: questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Forma e ação, 2009.

CANÁRIO, R. O que é a escola? Um olhar sociológico. Porto: Porto, 2005.

Comissão Europeia. Improving Teacher Quality: The EU agenda. Bruxelas: European Commission, 2010. Disponível em: <http://www.mv.helsinki.fi/home/hmniemi/EN_Improve_Teacher_Quality_eu_agen-da_04_2010_EN.pdf>. Acesso em: mar. 2013.

CONNELL, R. W. Escuelas e justicia social. Madrid: Morata, 1997.

CORREIA, J. A. Para uma política educativa qualificante: a investigação entre a positividade e a crítica, doc. Policopiado, 1996.

CUNHA, M. I. Formação de professores e currículo no ensino superior: reflexões sobre o campo político--epistemológico. In: MORAES, M. C.; PACHECO, J. A.; EVANGELISTA, M. O. Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto, 2003. p. 67-81.

DELORS, J. et al. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o séc. XXI, UNESCO. Porto: ASA, 1996.

ENQA. Quality Assurance of Higher Education in Portugal: an Assessment of the Existing System and Recommendations for a Future System. Helsinki: ENQA, 2006. Disponível em: <http://www.mctes.pt/ archive/doc/EPHEreport.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2011.

ESTRELA, M. T. Modelos de formação de professores e seus pressupostos conceptuais. Revista de Educação, v. XI, n. 1, p. 17-29, 2002.

EUROPEAN COMMISSION. Realizing the European Higher Education Area. Communiqué of the Conference of Ministers responsible for Higher education, Berlin, 2003. Disponível em: <http://www.bmbf.de/pub/ communique_bologna-berlin_2003.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2011.

EUROPEAN COMMISSION. Improving Teacher Quality: The EU agenda. Bruxelas: European Commission. 2010. Ddisponível em: <http://www.mv.helsinki.fi/home/hmniemi/EN_Improve_Teacher_Quality_eu_agen-da_04_2010_EN.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2011.

KORTHAGEN, F. Teacher Education Can Make a Difference. Journal of Education for Teaching, v. 36, nº4, p. 407-423, 2010.

KRIPPENDORF, K. Content Analysis: An Introduction to Its Methodology. Beverly Hills: Sage, 2003.

LEITE, C. Qualidade da educação superior e formação de professores: uma análise a partir da situação em Portugal. In: BROILO, C.; CUNHA, M. (Orgs.). Qualidade da educação superior: grupos investigativos interna-cionais em diálogo. 2012, p. 99-117. Araraquara (São Paulo): Junqueira & Marin. URL. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2013.

LEITE, C. Ser professor nos dias de hoje… formar professores num mundo em mudança. Educação, Revista do Centro de Educação da UFSM, v. 34, n. 2, p. 251-264, maio/ago. 2009.

LEITE, C. Entre velhos desafios e novos compromissos: que currículo para a formação de professores? In: SILVA, A. et al. (Orgs.). Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na perspectiva da inclusão social. Recife: Bagaço, 2006. p. 277-298.

LEITE, C. Formação de professores para a cidadania. In: FERREIRA, J.; ESTEVÃO, C. A construção de uma escola cidadã: público e privado em educação. Guimarães: Ex. Infante D. Henrique, 2003. p. 199-208.

LEITE, C. O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

LEITE, C.; FERNANDES, P. Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos. Revista Educação, v. 33, n. 3, p. 198-204, 2011.

LEITE, C.; FERNANDES, P. Desafios para um currículo escolar comprometido com a inclusão. Educação: Temas e Problemas, v. 3, p. 203-215, 2007.

NÓVOA, A. Para una formación de professores construída dentro de la profesión. Revista de Educación, v. 350, p. 203-218, 2009.

NÓVOA, A. O Regresso dos professores. In: Profissional de Professores para a Qualidade e para a Equidade da Aprendizagem ao longo da Vida. Lisboa: Ministério da Educação (Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação) - Comissão Europeia (Direcção-Geral de Educação e Cultura), 2007. p. 21-28.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOMÉ, J. Currículo escolar e justiça social: o Cavalo de Troia da Educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

TARDIF, M. E LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

Downloads

Publicado

2018-06-21

Como Citar

LEITE, C. A formação inicial de professores no quadro dos compromissos de Bolonha – contributos para uma reflexão sobre o que foi instituído em Portugal. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 10–18, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/60. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos