Razões e expectativas da escolha profissional docente: o curso de pedagogia em foco

Autores

  • Mônica Patrícia da Silva Sales
  • Wilson Rufino da Silva

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.145
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Palavras-chave:

Profissão docente, Pedagogia, Escolha profissional

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as razões e as expectativas dos estudantes de Pedagogia em relação à escolha pela profissão docente. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, no qual buscamos fazer uma análise da realidade contextual a partir de uma aproximação com o fenômeno investigado e com o universo conceitual dos sujeitos. Elegemos como campo empírico de pesquisa uma instituição privada. Participaram deste estudo 153 estudantes do curso de Pedagogia situados em diferentes estágios da formação, que responderam a um questionário com base em questões abertas e fechadas. Para análise dos dados, buscamos respaldo na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). Os dados revelaram que a escolha do curso se deu em função da identificação com crianças e com a função social da profissão, da busca por aperfeiçoamento profissional, do amplo horizonte do mercado de trabalho e da possibilidade de empregabilidade. A maioria dos/as estudantes pretende atuar ou continuar atuando na docência e possui expectativas muito positivas em relação ao seu exercício profissional.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

SALES, M. P. da S.; SILVA, W. R. da. Razões e expectativas da escolha profissional docente: o curso de pedagogia em foco. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 129–148, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i15.145. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/145. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos