https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/issue/feed Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 2019-06-18T00:52:22+00:00 José Jardilino jrjardilino@gmail.com Open Journal Systems <div class="home-box"> <p>A "Formação Docente" – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, publicação digital sob a responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho- GT "Formação de Professores" (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em coedição com a Editora Autêntica.</p> </div> https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/206 Apresentação 2019-06-18T00:52:16+00:00 José Rubens Lima Jardilino jrjardilino@gmail.com <p>não se aplica</p> 2018-12-31T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/207 Apresentação do Dossiê dos grupos de pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil 2019-06-18T00:52:15+00:00 Márcia Souza Hobold mhobold@gmail.com Magali Aparecida Silvestre mhobold@gmail.com <p>Texto de APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ DOS GRUPOS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL – III SIMPÓSIO</p> 2019-01-29T18:15:37+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/180 Apontamentos sobre a formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa EDUCAS/UECE 2019-06-18T00:52:19+00:00 Isabel Maria Sabino de Farias isabelinhasabino@yahoo.com.br Jeannette Filomeno Pouchain RAMOS ramosjeannette@unilab.edu.br Silvina Pimentel SILVA silvina.silva@uece.br <p style="margin: 0px;"><span style="margin: 0px; color: windowtext; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman','serif'; font-size: 12pt;">O texto, resultado de </span><span style="margin: 0px; color: windowtext; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman','serif'; font-size: 12pt;">exame</span> <span style="margin: 0px; color: windowtext; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman','serif'; font-size: 12pt;">teórico</span> <span style="margin: 0px; color: windowtext; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman','serif'; font-size: 12pt;">e</span> <span style="margin: 0px; color: windowtext; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman','serif'; font-size: 12pt;">documental, aborda</span><span style="margin: 0px; color: windowtext; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman','serif'; font-size: 12pt;"> o tema da formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, entre 2006 a 2018. As últimas décadas evidenciaram o potencial de processos associativos na produção do conhecimento, fomentando a expansão e fortalecimento de grupos de pesquisa nas universidades públicas. A análise destaca a caminhada como coletivo, a adoção de formas de trabalho colaborativo e investimentos na formação de novos pesquisadores para a área, como marca do percurso do EDUCAS. O desenvolvimento de pesquisas integradas é outro aspecto recorrente nos estudos dessa equipe, prevalecendo a abordagem qualitativa, pesquisas empíricas e a adoção de metodologias variadas. As temáticas denotam interesses no campo da política educacional, do percurso de formação dos professores, da prática docente e da inovação pedagógica, tanto numa perspectiva contemporânea quanto histórica. O EDUCAS está na base da criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição, que tem como área de concentração a formação de professores. </span></p> 2018-12-31T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/179 Pesquisas em Educação 2019-06-18T00:52:19+00:00 Antonia Dalva França Carvalho adalvac@uol.com.br Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti agatalaysa@hotmail.com <p>O presente estudo tem como objetivo apresentar as pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP), da Universidade Federal do Piauí. O núcleo centra sua atenção no campo da educação, saberes da docência, na epistemologia da prática profissional e &nbsp;constituição da identidade das distintas profissões. As metodologias de pesquisas possuem natureza qualitativa, tendo como principais abordagens: a Etnometodologia (COULON, 1995); a Etnografia (ANDRÉ, 2015) e a Netnografia (KOZINETS, 2014). Evidenciamos ao longo da atuação do NIPEEPP, que os participantes ao desenvolverem suas pesquisas ampliam a produção científica na área e promovem seu desenvolvimento profissional, através da aquisição de saberes docentes. Portanto, o núcleo possibilita aos seus integrantes guiar sua prática em conformidade com a compreensão do fenômeno educativo, como movimento dialético de autonomia, emancipação, ação e de práxis.</p> 2018-12-31T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/197 O Grupo DOFPPEN 2019-06-18T00:52:17+00:00 Samuel de Souza Neto samuel.souza.neto@gmail.com Flavia Medeiros Sarti flavia.sarti@unesp.br Marina Cyrino ma.cyrino@hotmail.com <p>O artigo descreve e caracteriza as atividades de pesquisa do Grupo Docência, Formação de professores e Práticas de Ensino – DOFPPEN, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP- campus de Rio Claro. Busca sistematizar os temas investigados pelo grupo, suas principais referências teóricas e metodológicas, suas atividades acadêmicas, suas vinculações com outros grupos nacionais e internacionais, bem como suas contribuições para o campo da produção sobre a formação docente. Os dados apresentados e discutidos foram reunidos por meio de um estudo exploratório das fontes documentais ligadas ao grupo, sobretudo as produções bibliográficas e os <em>curriculum vitae </em>de seus estudantes e pesquisadores.</p> 2018-12-31T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/185 NUPEDOC: Formação Humana, Arte, Infância e Pesquisa 2019-06-18T00:52:17+00:00 Luciane Maria Schlindwein luciane.schlindwein@ufsc.br Ilana Laterman ilana@laterman.com Joselma Salazar de Castro josalazardecastro@gmail.com <p>O núcleo de pesquisa tem como eixo central dos estudos a formação de professores para a infância e atua na linha de pesquisa Educação e Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Os estudos e pesquisas fundam-se na perspectiva histórico-cultural com foco na escola, na cultura, na arte, na estética e em suas relações com a formação humana e a ação do professor e seus desdobramentos. O Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC) vem se organizando a partir de quatro eixos: a) formação inicial e continuada de professores para a infância; b) prática de ensino como co-formadora (ênfase na relação escola/universidade); c) desenvolvimento estético de professores e crianças; d) reflexões conceituais e metodológicas pautadas nos pressupostos teóricos e metodológicos de Vigotski e Bakhtin.</p> 2018-12-31T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/184 O Grupo Investigação/PPGEdu/UFTM e sua trajetória de pesquisa em Mato Grasso 2019-06-18T00:52:18+00:00 Simone Albuquerque Rocha sa.rocha@terra.com.br Rosana Maria Martins rosanamariamartins13@gmail.com <p>Este artigo socializa as ações do grupo de Pesquisa InvestigAção e suas articulações com a Linha de Pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEdu/UFMT. Em funcionamento desde 2004, o grupo, cadastrado no CNPq, objetiva investigar temas/problemas relacionados a políticas, programas, projetos e práticas na área de formação de professores, em diferentes níveis e modalidades em Mato Grosso. Seu desenvolvimento se efetiva em projetos interinstitucionais, inclusive, com a UMinho/PT, em abordagem qualitativa, tomando as narrativas como instrumentos de coleta de dados. Os resultados das pesquisas evidenciam que o grupo InvestigAção tem abordado problemas pouco explorados em Mato Grosso, contribuindo, assim, para reflexões, discussões e produção de conhecimento na área de formação de professores.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Formação de professores. Grupo de Pesquisa em Educação. InvestigAção/PPGEdu/UFMT.</p> 2018-12-31T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/175 A Pesquisa sobre o trabalho do professor no início da carreira profissional 2019-06-18T00:52:20+00:00 Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento mgcanascimento@gmail.com Yrlla Ribeiro Carneiro da Silva yrllaribeiro22@yahoo.com.br <p>Este artigo visa apresentar o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão e Formação Docente (GEPROD/UFRJ) e as pesquisas realizadas entre os anos de 2008 e 2017. O GEPROD vem se preocupando com o trabalho docente, sobretudo no início de carreira, bem como com as políticas de indução profissional e formação continuada. Nossas análises são realizadas a luz de autores que discutem o trabalho docente, a inserção e a indução profissional, tais como: Gatti, Barreto e André (2011); Nóvoa (2007); Dubar (1997); Huberman (2000); Tardif e Raymond (2000); Vaillant e Marcelo (2012), entre outros. Têm-se buscado compreender o trabalho docente segundo a perspectiva dos sujeitos participantes. Nesse sentido, os recursos metodológicos privilegiados têm sido as entrevistas, individuais e coletivas, o questionário e a consulta a documentos. Os resultados reafirmam a importância de uma atenção especial com professores que estreiam na profissão e a necessidade de ações sistemáticas de acompanhamento a esses professores. Evidenciam também a importância atribuída pelos sujeitos a uma formação continuada centrada nos problemas reais que afetam o trabalho docente.</p> 2018-12-31T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/170 Pesquisar e consolidar na região o conhecimento sobre a Formação de Professores 2019-06-18T00:52:21+00:00 Leila Pio Mororó lpmororo@yahoo.com.br <p class="western" style="margin-bottom: 0.35cm; line-height: 100%;" align="left"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O grupo de pesquisa Nefop (Núcleo de estudo, pesquisa e formação de professores) tem como missão promover estudos, pesquisas e desenvolver ações sobre e para a formação e o trabalho docente, com o objetivo de contribuir para a consolidação da área de conhecimento no interior da Bahia. O grupo tem realizado pesquisas e eventos de extensão subsidiados por financiamento institucional interno e externo e em colaboração com outros grupos de pesquisa. </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">Dentre as pesquisas realizadas pelo Núcleo, serão destacadas neste texto as relativas às políticas de formação de professores, com ênfase na avaliação dos programas especiais de formação desenvolvidos no país nas últimas duas décadas. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">A partir dessas pesquisas é possível afirmar que nas instituições de ensino superior envolvidas com essas ações predominam o imediatismo e o improviso; que </span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">os órgãos gestores das políticas públicas, de maneira geral, não tem clareza quanto a suas atribuições no regime de colaboração, </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">recaindo sobre os docentes as responsabilidades de se manterem em formação. Esses, por sua vez, se sentem satisfeitos com a certificação recebida e a valorização profissional e salarial dela decorrente.</span></span></span></span></span></span></p> 2018-12-31T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/169 Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho Docente 2019-06-18T00:52:22+00:00 Susana Soares Tozetto susanatozetto79@gmail.com Simone Regina Manosso Cartaxo simonemcartaxo@hotmail.com Priscila Larocca prilarocca@gmail.com Lucimara Cristina de Paula lucrispaula@gmail.com <p>O objetivo deste texto é apresentar o grupo de pesquisa GEPTRADO da Universidade Estadual de Ponta Grossa e a trajetória das pesquisas realizadas sobre a temática da formação de professores e suas práticas. A partir do histórico do grupo são apresentadas as linhas de pesquisa, os fundamentos teóricos que sustentam o eixo epistemológico adotado pelas pesquisadoras, as pesquisas concluídas e em desenvolvimento. O corpo da produção deste grupo se materializa em pesquisas desenvolvidas por acadêmicos da graduação, dos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação da Universidade, além dos projetos coletivos do grupo. Ao destacar os resultados das principais pesquisas realizadas pelo GEPTRADO e grupos afins pretende-se oferecer contribuições para dialogar formação de professores e com a educação básica.</p> 2018-12-31T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/174 El A arte da educação integral: desafios para a formação de professores 2019-06-18T00:52:20+00:00 Edith Bernal Gonzales edithgonz@gmail.com Diana Elvira Soto-Arango dianaelvirasoto@gmail.com José S. Torres-Muñoz jostomu@yahoo.com <p>A pesquisa apresenta a reflexão educativo-pedagógica a partir da abordagem da educação humanística sob o modelo pedagógico de aprendizagem como arte em contextos sociais em oposição à abordagem educativa instrucional do modelo pedagógico da educação programada. A partir da pesquisa qualitativa e do método hermenêutico e da história social da educação, é estabelecida a compreensão integrada da pessoa humana: o indivíduo e a comunidade; o cognitivo, emocional e volitivo; o espiritual e o psicossomático; política na sociedade e multiculturalismo. Também requer a aplicação de teoria, prática e poiesis na resolução de problemas. Para atingir este objetivo, a confluência de um conjunto de artes é proposta na grande arte da atual sociedade do conhecimento: aprender a aprender a partir de um novo modelo pedagógico.</p> <p>&nbsp;</p> 2018-12-31T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/37 Institucionalización de la Formación de Licenciados en Ciencias Experimentales y áreas afines en Colombia 2019-06-18T00:52:22+00:00 Ricardo Andrés Franco-Moreno frankoupn@gmail.com <p>En este artículo se reportan los resultados de una investigación documental tendiente a determinar el estado actual de los programas de formación del profesorado de ciencias experimentales y áreas afines en Colombia, como un indicador de la institucionalización de la formación de profesionales en este campo del conocimiento. El estudio se enmarca en la fase de estructuración teórica del proyecto de investigación “<em>Institucionalización de la formación inicial de profesores de química: 1970-2017. El caso de la Universidad Pedagógica Nacional</em>”. Particularmente se presenta un mapeo de los programas de licenciatura que en el lapso desde la década de 1970 años han sido ofertados por universidades públicas y privadas en el país, a partir del rastreo, análisis, procesamiento e interpretación de datos registrados en el Sistema Nacional de Información sobre la Educación Superior – SNIES. Se concluye que durante las dos últimas décadas fueron registrados formalmente en este sistema alrededor de 134 programas de licenciatura en las áreas objeto de indagación, de los cuales a la fecha está vigente tan solo un 36,6 %, prevaleciendo las licenciaturas en ciencias naturales enfocadas a la educación ambiental, lo que contrasta con una notable disminución de formación inicial de licenciados en las disciplinas específicas: física, biología y química, en especial esta última.</p> 2018-12-31T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement##