Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp <div class="home-box"> <p>A "Formação Docente" – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, publicação digital sob a responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho- GT "Formação de Professores" (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em coedição com a Editora Autêntica.</p> </div> pt-BR <p>Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. 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Para tanto, empregou-se uma investigação qualitativa e exploratória por meio de um estudo de caso, cujos dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e de observação participante. Os resultados obtidos demonstraram que a identidade profissional docente expressa nos discursos dos sujeitos não está condicionada à disciplina em que são especialistas, tampouco ao componente curricular ministrado. Isto é, suas identidades emergem e diferenciam-se em função das suas próprias especificidades enquanto indivíduos e dos diferentes contextos em que suas práticas se desenvolveram ao longo da trajetória profissional, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.</p> Nivia Gislaine GROTHE VITÓRIA, Natana Alvina BOTEZINI, Daniela Garcez WIVES, Alice Munz FERNANDES (Autor) Copyright (c) 2025 Nivia Gislaine GROTHE VITÓRIA, Natana Alvina BOTEZINI, Daniela Garcez WIVES, Alice Munz FERNANDES (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e782 Wed, 02 Apr 2025 00:00:00 +0000 A AÇÃO ORIENTADORA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXAUSTÃO MENTAL E A TRANSPOSIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e789 <p>O presente artigo tem por objetivo discutir como a atividade docente de orientação, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica em uma Universidade do Sul de Minas, foi mediada digitalmente, enfocando a transferência da docência para o ambiente residencial e os desafios enfrentados pelos professores orientadores nesse contexto. Ademais, destaca-se a natureza multifacetada do trabalho do orientador e as implicações significativas que os aspectos emocionais tiveram no processo de orientação e no próprio bem-estar (ou mal-estar) do docente universitário. A pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com sete orientadores e analisada com base nos pressupostos da análise construtiva-interpretativa de González Rey (2010), revela que a pandemia intensificou e complexificou o trabalho dos orientadores. A invasão do espaço doméstico pelo trabalho docente gerou desafios para conciliar as demandas profissionais com as responsabilidades familiares e domésticas, impactando o bem-estar dos orientadores.</p> Ana Carolina Sabino dos SANTOS, Helena Maria dos Santos FELÍCIO (Autor) Copyright (c) 2025 Ana Carolina Sabino dos SANTOS, Helena Maria dos Santos FELÍCIO (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e789 Wed, 02 Apr 2025 00:00:00 +0000 A INICIAÇÃO NA CARREIRA DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DA RECEPÇÃO INSTITUCIONAL: SENTIMENTOS E PERCEPÇÕES https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e802 <p class="western">O presente estudo teve como objetivo investigar as formas de recepção docente em uma instituição federal de educação de nível médio e superior do extremo sul catarinense, por meio de uma pesquisa qualitativa e semiestruturada, aplicada junto aos docentes que ingressaram na instituição durante os 12 meses anteriores a pesquisa. Com isso se buscou compreender quais os sentimentos e percepções dos docentes recém-ingressos quanto a esta recepção institucional. Sendo assim, para embasar esta pesquisa, foram estudados autores que trabalham com formação e profissão docente, como também com iniciação a carreira. Relacionados os autores e os dados obtidos nas entrevistas conclui-se pela inexistência de uma recepção docente formal e estruturada na instituição e que devido a isso os professores manifestaram certos sentimentos e percepções em determinados momentos que envolveram a sua chegada na instituição, destacando os aspectos que faltaram nesta recepção, conforme suas experiências.</p> Dalvana Silva da GAMA, Ana Cristina Quintanilha SCHREIBER (Autor) Copyright (c) 2025 Dalvana Silva da GAMA, Ana Cristina Quintanilha SCHREIBER (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e802 Wed, 02 Apr 2025 00:00:00 +0000 POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO SEGUNDO PROFESSORAS UNIDOCENTES https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e808 <p>Este estudo propõe explorar as concepções e práticas de 13 professoras unidocentes de uma escola pública da cidade de São Paulo, visando compreender as barreiras e possibilidades enfrentadas por essas educadoras no desenvolvimento de atividades investigativas. Para a coleta de dados adotou-se a metodologia do World Café, método colaborativo de aprendizado que estimula a troca de ideias entre as participantes. As discussões foram conduzidas em pequenos grupos, permitindo que elas compartilhassem suas vivências e ideias sobre o ensino de ciências. As discussões foram transcritas e analisadas com base na análise de conteúdo. Os resultados expõem que o domínio conceitual ainda é um grande obstáculo para as participantes, dificultando a reflexão e a elaboração de atividades investigativas. Porém, as professoras assentiram as vantagens do ensino por investigação, como a promoção de habilidades científicas e aprendizagem menos memorística. O estudo indica um potencial significativo para a implementação dessa abordagem, apesar das dificuldades.</p> Giovanni Scataglia Botelho PAZ, Solange Wagner LOCATELLI (Autor) Copyright (c) 2025 Giovanni Scataglia Botelho PAZ, Solange Wagner LOCATELLI (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e808 Wed, 09 Apr 2025 00:00:00 +0000 FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A JUSTIÇA SOCIAL, EDUCACIONAL E CURRICULAR: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e803 <p>Este ensaio aborda os princípios que fundamentam a formação de professores para justiça social, educacional e curricular, considerando as contribuições de Candau, Paulo Freire, Cochran-Smith e Zeichner sobre esta temática. Partindo dos conceitos de igualdade e diferença, correlacionados com os constructos desses autores, o texto explora caminhos possíveis para a formação de professores que se beneficiem da diversidade que marca invariavelmente a escola e que promovam o enfrentamento da desigualdade educacional que condena ainda mais uma significativa parcela da sociedade brasileira já alijada de seus direitos civis, sociais e humanos. A docência é destacada como atividade-fim com potencial de emancipação dos sujeitos pela via de práticas pedagógicas comprometidas com aprendizagens contextualizadas e significativas para todos os alunos em suas potencialidades. O propósito é evidenciar como a formação docente para a justiça social, curricular e educacional é condição inerente para a construção de uma escola cada vez mais inclusiva, e democrática. </p> Talitada Silva CAMPELO (Autor) Copyright (c) 2025 Talitada Silva CAMPELO (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e803 Sat, 05 Apr 2025 00:00:00 +0000 DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE POLÍTICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/PROFESSORAS https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e871 <p>Este artigo tem como objetivo analisar a produção da pesquisa em Educação, sua interconexão com as teorias educacionais, seus desdobramentos na discussão acerca dos Direitos Humanos, sua articulação com a cultura étnico-racial na Educação Básica e sua contribuição para o debate sobre a formação docente. A metodologia proposta levou em conta a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico acerca das teorias que congregam a proposta política e pedagógica da Ciência da Educação para a construção dos fundamentos da diversidade, no que é referente à história da cultura africana e sua interface com a educação brasileira. O referencial teórico é de cunho histórico-crítico e envolve as áreas de Política, Filosofia e História da Educação do Povo Negro no Brasil. Espera-se contribuir com a análise crítica sobre a Formação Docente e a História da Cultura Africana no Brasil, na perspectiva emancipadora das relações étnico-raciais e na crítica à análise da educação proposta pelas teorias educacionais.</p> Marcelo Donizete da SILVA (Autor) Copyright (c) 2025 Marcelo Donizete da SILVA (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e871 Wed, 09 Apr 2025 00:00:00 +0000