Anúncios

Edição Atual

v. 14 n. 29 (2022): (jan-abr/2022) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)
					Visualizar v. 14 n. 29 (2022): (jan-abr/2022) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao primeiro quadrimestre de 2022 - número 29, do volume 14 (janeiro – abril) de 2022. O ano de 2022 se inicia num misto de ressaca do acúmulo de desgastes enfrentado nos últimos dois anos, em termo político, econômico e social, em prol de preservar, minimamente, alguns direitos inalienáveis da pessoa humana que nos quiseram solapar. Estamos numa maratona correndo para evitar que destruam todas as conquistas em termos de educação, saúde, trabalho, alimentação e moradia - cidadania...enfim, direitos a uma vida digna. Por outro lado, se inicia um ano de eleição majoritária no Brasil – prelúdio de esperança, e com isso reascende, não só a esperança, mas a disposição de lutar na busca de construir as condições político-sociais que restaure a democracia, no que diz respeito às instituições, os valores humanos e a dignidade dos brasileiros. 2022 será “tempo de luta” de militância aguerrida para jogar fora todo entulho fascista que sobreveio a “pátria amada”. Em linguagem freireana será tempo de “esperançar”, verbo que ecoou nas comemorações do centenário de nascimento de Paulo Freire e animou as ações e lutas com fins a construir condições materiais, minimamente necessárias, as nossas utopias de redemocratização e de mudança. Relembrando o velho Gramsci reconstituir as relações e o diálogo possível entre sociedade civil e sociedade política, quiçá, restaurar os lampejos de democracia nesta terra “brasilis”. Como democracia não é um estado perene, dado, mas algo em construção – como uma utopia, façamos de 2022 um ano de preparação para a retomada da democratização da nação interrompida com o golpe parlamentar de 2016.

Publicado: 2022-04-25

Apresentação

Artigos

Ver Todas as Edições

A "Formação Docente" – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, publicação digital, veiculada semestralmente, é de responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho "Formação de Professores" (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em co-edição com a Editora Autêntica.