Notícias

Edição Atual

v. 12 n. 23 (2020): (janeiro/abril) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao primeiro quadrimestre de 2020 - número 23, do volume 12 Janeiro-abril de 2020.

Este primeiro número de 2020 traz um dossiê sobre políticas de formação de professores na América Latina, organizado pelas Professoras Regina Magna Bonifácio Araujo e Célia Maria Fernandes Nunes que apresentam no primeiro artigo dessa publicação as motivações da organização do referido dossiê sobre temática tão relevante internacionalmente no campo da Formação de Professores.  

As reflexões aqui contidas abrem perspectivas para pensarmos, em nível continental, uma pesquisa sobre o tema da “universitarização” como política da formação de professores na América Latina. Quais as contribuições que essas experiências já vivenciadas em alguns países trazem para o debate sobre o tema? Quais desafios dos demais países que ainda permanecem no modelo de formação por meio de instituições não-universitárias enfrentam? As experiências na América do norte (Canadá e EUA) o que nos dizem sobre a formação de professores na universidade? Quais os avanços conquistados e quais retrocessos podem ser percebidos nessa caminhada?  Certamente esse é um tema por demais relevante para o debate na Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Como tema emergente, esperamos de igual modo que ele seja alçado como demanda de pesquisa no campo da História da Formação de Professores, das Instituições formadoras e das Políticas de Formação no interior do GT 08 da Anped. Certamente, as várias experiências de Redes de Pesquisas sobre educação (Política, Formação, etc) nos países latino-americanos, incentivarão os pesquisadores do campo a se voltarem para pesquisas de referencias macro na área, a fim de nos indicar novas perspectivas sobre a Formação de Professores na América Latina y Caribe.    

O Dossiê sobre políticas de formação de professores na América Latina apresenta seis (6) trabalhos que trazem uma reflexão sobre a temática desde um olhar da América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Perú e Uruguai. Os artigos estão apresentados no primeiro antigo de introdução da lavra das professoras Regina Araujo e Célia Nunes.

Por se tratar de um dossiê do cone sul, a revista solicitou artigos, por meio de demanda induzidas a investigadores dos campos da História da Educação e da Formação de Professores dos países do da América do Sul. Recebemos em tempo para a publicação deste número, duas contribuições: a primeira vem do Perú, uma contribuição do experiente investigador do campo da História, Dr. Elmer Robles, que escreve sobre formação inicial de professores, uma experiência de uma Escola Normal Urbana no inicio do século XX, no norte do Perú. A segunda contribuição vem do Chile de um grupo de investigadores do campo da Formação de Professores, coordenado pelo Dr Ilich Silva-Peña, membro do Conselho Editorial Consultivo da RBPFP, e trata sobre a formação do professorado no Chile no século XX.

Para finalizar esse número, temos um artigo de demanda espontânea que aborda tema já iniciado nesse periódico em um dossiê organizado no ano de 2019; Trata-se da questão étnico-racial na formação de professores, no qual o professor Marcelo Donizete, traz elementos de uma pesquisa realizada com os professores que exercem sua docência na modalidade educacional de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil na Rede Municipal de Escolas de Mariana, MG.

Esperamos que este número que ora apresentamos da Formação Docente –Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, seja relevante para o debate no campo, e possibilite a reflexão para os investigadores que atuam pesquisando sobre a Formação de Professores na América Latina.

Publicado: 21-02-2020

Apresentação

Artigos

Ver Todas as Edições

A "Formação Docente" – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, publicação digital, veiculada semestralmente, é de responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho "Formação de Professores" (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em co-edição com a Editora Autêntica.