Notícias

Edição Atual

v. 12 n. 25 (2020): (set-dez/2020) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria  com a Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao primeiro quadrimestre de 2020 - número 25, do volume 12 Setembro- Dezembro de 2020. 

Trata-se do último número do volume 12 do difícil ano de 2020 em que  o mundo enfrenta uma crise sanitária em função da Pandemia do Covid.19. Chegamos ao final do ano e os prenúncios sobre uma vacina, são animadores, mas por outro lado, no Brasil, além da crise sanitária enfrentamos uma crise política e econômica em que  setores do governo central atacam a Ciência e a Educação de maneira a vilipendiar todas as conquistas até aqui alcançadas. São tantas perdas que certamente este editorial não comportaria as questões urgentes que temos para debater no campo social, político e econômico. Incluiremos, pois somente algumas notas do presente momento no campo educacional. Finalizamos  este fatídico ano com a sensação de que teremos pelo menos algo a comemorar no setor educacional – a aprovação do FUNDEB, que depois da trama realizadas pela Câmara dos Deputados  na regulamentação do FUNDEB, neste início de dezembro o Senado aprovou o texto original, evitando assim um verdadeiro retrocesso para educação básica. Neste governo a educação pública brasileira sofre profundas ameaças justamente por aqueles que a deveriam defendê-la e garantir uma educação de qualidade à população por meio das redes públicas de ensino. 

Publicado: 23-12-2020

Artigos

Ver Todas as Edições

A "Formação Docente" – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, publicação digital, veiculada semestralmente, é de responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho "Formação de Professores" (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em co-edição com a Editora Autêntica.