Processo de Avaliação pelos Pares

  • Os manuscritos enviados a RBPFP são, primeiramente, avaliados quanto à formatação e ao cadastro completo dos autores em vários itens, conforme as normas e diretrizes estabelecidas pela revista. Caso não correspondam às diretrizes para autores, os manuscritos são devolvidos, indicando-se as solicitações requeridas. Nosso prazo médio para esta tarefa é de 4 semanas, dependendo do fluxo de artigos submetidos à Revista.
  • Depois de ingressar no processo de avaliação, os artigos são avaliados em duas rodadas de avaliação. A primeira por membros do Conselho Editorial Executivo e a segunda por pareceristas convidados ad hoc. Na primeira que tem como critério avaliar os procedimentos de submissão quanto a normatização, pertinência temática de acordo com o foco da revista e as diretrizes de submissão conforme template, são avaliados os seguintes itens: formatação; normas ABNT; figuras, imagens, quadros e respectivas fontes; apresentação do manuscrito nas normas da Revista; resumos em inglês, espanhol e português; números de caracteres; triagem preliminar quanto a cientificidade, clareza, inovação e ineditismo. Nesta etapa se houver uma ou mais negativas, o artigo será rejeitado e não será enviado para a segunda rodada de avaliação feita pelos pareceristas ad hoc para a avaliação às cegas.
  • Na segunda rodada de avaliação, o artigo é distribuído a pareceristas respeitando a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento e pertinência temática para o campo da formação de professores. Todos os textos são submetidos à Dupla Avaliação cega por Pares – DAP (Double Blind Review), sob os seguintes critérios: adequação do título ao conteúdo; estrutura interna do artigo; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão que tragam contribuição científica para o campo de investigação específico da formação de professores, instituições formadoras e práticas profissionais, visão crítica, reflexiva ou criativa, oferecendo avanço para o conhecimento –; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha e contribuição para o campo de investigação específico da formação de professores, instituições formadoras e práticas profissionais.
  • Os pareceristas preenchem formulário (online) padrão com opções já determinadas, no qual existe um campo aberto para a justificativa da decisão final aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias aos artigos. Esse processo de avaliação inicial dura, em média, 60 dias.
  • No caso de divergência entre os avaliadores sobre a pertinência ou não da publicação, o artigo é enviado a um terceiro parecerista e o resultado é submetido à Equipe Editorial para julgamento final.
  • No caso de solicitação de alterações, o artigo pode ser reencaminhado para nova avaliação. Alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como resumos e títulos em língua inglesa e espanhola serão de responsabilidade do(s) autor(es). Não são admitidos acréscimos ou modificações após aprovação da revisão final. Os artigos ficam então disponíveis para publicação em ordem de protocolo.