Edital para organização de dossiês: 2024-2025
Edital para organização de dossiês da Revista Formação Docente – Revista Brasileira de...
A “Formação Docente” – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP), publicação digital sob a responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho- GT “Formação de Professores” (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).
A trajetória histórica do GT 8 Formação de Professores da Anped tem suas origens no GT Licenciaturas, cursos de formação de professores, que no cenário das décadas de 1970 e 1980 no interior do Estado autoritário, vivenciava uma crise na formação de Professores mediado por um modelo de formação, sustentado na teoria tecnicista e atrelado ao chamado “currículo mínimo nacional”.
Foi no I Encontro Nacional de Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação, em Belo Horizonte, em novembro de 1983, que se firmou um acordo com membros da Diretoria da ANPEd para se organizar um GT que viesse a tratar das questões que afetavam a formação de educadores.
Lançada a proposta, o “GT Licenciaturas” se constituiu e, no ano seguinte, reuniu-se na 7ª Reunião Anual (RA) da ANPEd, em Brasília,(1984). Foram aprofundadas as discussões para elaborar propostas de formação para as licenciaturas e para o curso de Pedagogia com base nos princípios e orientações contidos no documento final do encontro nacional de Belo Horizonte e, na 8ª RA em São Paulo (1985) o GT estruturado de forma mais compatível com as recomendações da ANPEd, organizando uma sessão para análise de pesquisas sobre o assunto. Em 1993, configurou-se uma nova identidade teórico-metodológica para o Grupo de Trabalho que passou a se chamar GT08 “Formação de Professores”, delineando o ethos do renovado GT.
A revista chegava na virada do século, As primeiras ideias sobre a Revista “Formação Docente” surgiram no começo da década 2000, no entanto, foi na 30ª RA que se conferiu maior materialidade à ideia e, em 2008, por ocasião do XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), em Porto Alegre, pesquisadores do GT08 encaminharam decisões substantivas sobre a criação da Revista, tendo como seu primeiro editor o Prof. Dr. Júlio Emilio Diniz Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerias, e membro do GT.
“Formação Docente” – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores ao longo de sua trajetória sofreu algumas mudanças fruto das exigências da área de editoria de periódicos. Sua missão desde o seu surgimento é facilitar o intercâmbio nacional e internacional da produção de conhecimentos do campo da formação. A Revista é dirigida ao público de professores, pesquisadores e estudantes (Graduação e Pós-Graduação) das áreas de Educação e Ciências afins.
Comissão editorial e Coordenação do GT Formação de Professores – ANPED.
A “Formação Docente” – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) a partir de 2024 adotara a modalidade de publicação contínua de artigos, online ahead of print” e ao final do ano se publicará o volume completo do ano calendário. Neste sentido a RBPFP não seguira mais a periodicidade quadrimestral de números mantida até 2023, mas seguirá publicando apenas um volume anual. No ano 2024 em dezembro reunirá todos os artigos publicados durante o ano e será organizado e publicado na página da revista o volume 16.
As Edições Especiais, quando necessárias serão determinadas pela Comissão Editorial Executiva sob demanda obedecendo os mesmos critérios que regem sua política de avaliação em Edições Regulares.
Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) não cobra taxas de submissão e ou publicação para os autores. Oferece ao público interessado acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio da disponibilização gratuitamente do conhecimento científico ao público em geral, proporcionando maior democratização no acesso ao conhecimento.
Os editores e membros dos conselhos editorial executivo e consultivo desta Revista se pautam pelas Diretrizes the Council of Science Editors - CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos: atualização de 2012 – utilizados pela Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC- Brasil, 2017.
Recomenda-se que todos os autores e avaliadores leiam o documento, disponível no link: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf
Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma CopySpider.
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saibamais em https://www.lockss.org/
Edital para organização de dossiês da Revista Formação Docente – Revista Brasileira de...
TERMOS DE USO E DIREITOS AUTORAIS | CONTATO
Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP), Belo Horizonte, MG, Brasil, e-ISSN:2176-4360
DOI:10.31639
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.