Prática docente na educação profissional e tecnológica: os conhecimentos que subsidiam os professores decursos técnicos

Autores

  • Geralda Aparecida de Carvalho Pena

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.142
Abstract views: 2596 / PDF downloads: 6886

Palavras-chave:

Docência na EPT, Ensino, Disciplinas técnicas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscando identificar e analisar os conhecimentos que subsidiam a prática docente na EPT, mais especificamente nos cursos técnicos de nível médio, no ensino das disciplinas técnicas. Para isso, são apresentados alguns resultados de uma tese que investiga os conhecimentos, as práticas e os desafios da docência da Educação Profissional e Tecnológica no contexto de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso que utilizou como instrumentos de coleta de dados, em sua primeira etapa, questionários e análise documental e, na segunda etapa, observações da prática docente e entrevistas. Neste artigo, foi feito um recorte de forma a apresentar e analisar parte dos dados obtidos nas entrevistas realizadas com seis professores de cursos técnicos de nível médio com formação em cursos de pós-graduação, mas sem formação para o ensino e com tempos diferenciados de experiência docente. Os dados mostram que a prática docente na EPT é resultante da articulação de diversos tipos de conhecimentos, valorizados de forma diferenciada pelos professores, que dão maior destaque ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento prático na área de trabalho em que se insere o curso técnico e menor ênfase ao conhecimento pedagógico. A análise aponta elementos para aprofundar a problematização e a reflexão sobre a constituição da prática docente dos professores da EPT e sobre seu processo de formação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ANDRÉ, M. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro, 2005. (Série Pesquisa, v. 13).

ARANHA, A. V. S. Formação docente para a educação profissional: especificidades da área de saúde. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 131-148, 2008.

ARAÚJO, R. M. L. A formação de professores para a educação profissional e tecnológica e a necessária ati-tude docente integradora. In: DALBEN, A. L.; DINIZ, J.; LEAL, L. de F. V.; SANTOS, L. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Coleção Didática e Prática de Ensino).

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Batista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei n.º 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei n.º9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Diário Oficial da União, Brasília, DF,17 jul. 2008. p. 5.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sinopse estatística da Educação Básica 2013. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/sinopses--estatisticas-da-educacao-basica> Acesso em 15 abr. 2015.

GARIGLIO, J. A.; BURNIER, S. Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n.1, p.211-236, mar. 2012.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução de Francisco Pereira. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 1998.

KUENZER, A. Z. A formação de professores para a educação profissional e tecnológica. In: DALBEN, A. L.; DINIZ, J.; LEAL, L. de F. V.; SANTOS, L. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Coleção Didática e Prática de Ensino).

KUENZER, A. Z.; FRANCO, M. C.; MACHADO, L. R. de S. Formação de professores para a educação profis-sional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/INEP, 2006.

MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional.

Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, jun. 2008.

MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.

MELO, S. D. G. Trabalho docente na educação profissional. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM.

MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. In: Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 23, 2007, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ANPAE, 2007.

OLIVEIRA, M. R. N. S. Mudanças no mundo do trabalho: Acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica. Educação & Sociedade, ano 21, n. 70, abr. 2000.

OLIVEIRA, M. R. N. S. e BURNIER, S. Perfil das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. In: CUNHA, D. et al. (Org.). Formação/profissionalização de professores e formação profissional e tecnológica: fundamentos e reflexões contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. da PUC Minas, 2013.

POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2. ed. Tradução de Ana Cristina Nasser. Petrópolis: Vozes, 2010.

REHEM, C. M. Estudo sobre o perfil do professor de educação técnica e contribuições para um projeto contemporâneo de formação docente no Brasil, numa perspectiva do trabalho e da educação no início do século XXI. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

SHULMAN, L. S. El saber y entender del a profesión docente. Estudios Públicos, Santiago de Chile, n. 99, p. 196-224,2005a.

SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de nueva reforma. Profesorado: Revista de cur-riculum y formación del profesorado. Granada, ES. Vol. 9. n. 2 - 2005b. Disponível em: <https://www.ugr. es/~recfpro/rev92ART1.pdf> Acesso em: 7 ago. 2010.

SILVA, M. A. Professores da educação profissional e tecnológica: formação, saberes e práticas profissionais. In: SANTOS, L. L. de C. P. e FAVACHO, A. M. P. (Org.). Políticas e práticas curriculares: desafios contempo-râneos. Curitiba, PR, CRV, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

PENA, G. A. de C. Prática docente na educação profissional e tecnológica: os conhecimentos que subsidiam os professores decursos técnicos. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 79–94, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i15.142. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/142. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos