A epistemologia da experiência na formação de professores: primeiras aproximações
Palavras-chave:
Epistemologia da experiência, Formação de professores, John DeweyResumo
Este artigo sistematiza os primeiros pensamentos do autor sobre aquilo que ele denomina “epistemologia da experiência na formação de professores”. Para tal, baseia-se, principalmente, na obra de John Dewey – um dos primeiros a advogar por uma teoria ou filosofia da experiência na educação. A defesa dessa ideia busca não reproduzir a tradicional dicotomia entre teoria e prática na formação de educadores e, por conseguinte, pensar em estratégias mais amplas para a preparação dos profissionais da educação.
Downloads
Referências
DEWEY, J. A arte como experiência. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 87-105. (Os pensadores)
DEWEY, J. Experience & Education. New York: Touchstone, 1997.
DEWEY, J. Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática, 2007.
DINIZ-PEREIRA, J. E. “How the dreamers are born”. The identity construction of activist educators: Life histories of women educators from the Landless Workers Movement in Brazil. Unpublished doctoral dissertation, University of Wisconsin-Madison, 2005, 460 p.
DINIZ-PEREIRA, J. E. et al. Aprender a ser educador de EJA: análise de memoriais de professores-monitores do PROEF/UFMG. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; LEÃO, G. (Orgs.). Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 77-107.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; FONSECA, M. C. F. R. Identidade docente e formação de educadores de jovens e adultos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 26, n. 2, 2001.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Orgs.). Justiça Social: desafio para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. Lisboa: Ed. 70, 2001.
GATTI, B. A. Licenciaturas: crise sem mudança? ENDIPE, 15, Belo Horizonte, abr. 2010. Anais… Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 485-508.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia. Rio Grande do Sul: Ed. Unijuí, 1998.
SHULMAN, L. Those who understand. Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, 1986.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática de um saber docente. Teoria & Educação, n. 04, 1991.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, v.13, jan./fev./mar./abr. 2000, p. 5-24.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.