Formação inicial de professores para a educação básica em uma universidade tecnológica: trajetórias de reformulação das licenciaturas numa perspectiva colaborativa

Autores

  • Flávia Dias de Souza UTFPR
  • Luís Maurício Martins de Resende UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.236
Abstract views: 638 / PDF downloads: 571

Palavras-chave:

Fórum de Licenciaturas, Universidade Tecnológica, Trabalho Colaborativo

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o processo de reformulação das licenciaturas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, decorrente das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, definidas na Resolução CNE No 02/2015 e do movimento institucional que alicerçou esse processo, numa perspectiva colaborativa. Para isso, apresenta-se aspectos históricos da constituição da universidade tecnológica, sua história voltada à formação de professores e origem das licenciaturas na universidade. Em seguida, discute-se as políticas de gestão 2016/2020daPró-Reitoria de Graduação da UTFPR que, no intuito de articular suas políticas institucionais à necessidade de fortalecimento da identidade das licenciaturas, propõeos Fóruns dos Cursos de Licenciaturas– ForLic. É nesse movimento que se dá a construção de uma Política Institucional de Formação de Professores, como compromisso para a melhoria da educação pública e de sua articulação com a comunidade, contexto em que se dá a criação da Comissão para Formação de Professores para a Educação Básica na UTFPR. No conjunto de princípios que norteiam a constituição dessas políticas, destacam-se os eixos: articulação com a educação básica,educação inclusiva, tecnologias na formação de professores e no contexto da universidade.

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Referências

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

SOUZA, F. D. de; RESENDE, L. M. M. de. Formação inicial de professores para a educação básica em uma universidade tecnológica: trajetórias de reformulação das licenciaturas numa perspectiva colaborativa. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 31–40, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i21.236. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/236. Acesso em: 17 abr. 2024.