Formação inicial de professores para a educação básica em uma universidade tecnológica: trajetórias de reformulação das licenciaturas numa perspectiva colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.236Palavras-chave:
Fórum de Licenciaturas, Universidade Tecnológica, Trabalho ColaborativoResumo
O artigo tem como objetivo apresentar o processo de reformulação das licenciaturas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, decorrente das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, definidas na Resolução CNE No 02/2015 e do movimento institucional que alicerçou esse processo, numa perspectiva colaborativa. Para isso, apresenta-se aspectos históricos da constituição da universidade tecnológica, sua história voltada à formação de professores e origem das licenciaturas na universidade. Em seguida, discute-se as políticas de gestão 2016/2020daPró-Reitoria de Graduação da UTFPR que, no intuito de articular suas políticas institucionais à necessidade de fortalecimento da identidade das licenciaturas, propõeos Fóruns dos Cursos de Licenciaturas– ForLic. É nesse movimento que se dá a construção de uma Política Institucional de Formação de Professores, como compromisso para a melhoria da educação pública e de sua articulação com a comunidade, contexto em que se dá a criação da Comissão para Formação de Professores para a Educação Básica na UTFPR. No conjunto de princípios que norteiam a constituição dessas políticas, destacam-se os eixos: articulação com a educação básica,educação inclusiva, tecnologias na formação de professores e no contexto da universidade.
Downloads
Referências
CHAPECÓ. Resolução CONSUNI CGAE / UFFS no 2/2017, de 21 de fevereiro de 2017. Política Institucional da UFFS para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/resolucao/consunicgae/2017-0002>. Acessado em 01 de junho de 2018.
DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 299-324, abr.-jun., 2015. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v36n131/1678-4626-es-36-131-00299.pdf. Acessado em 20 de julho de 2018.
LEITE, José Carlos Corrêa (Org.). UTFPR: uma história de 100 anos. 1ª ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2010. Disponível em <portal.utfpr.edu.br/.../produtos/...utfpr/...utfpr... /livro_centenario_utfpr_site(1).pdf>. Acessado em 25 de julho de 2018.
PELOTAS. Resolução COCEPE/UFPel no 25/2017, de 14 de setembro de 2017. Política Institucional da Universidade Federal de Pelotas para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/scs/files/2017/04/Resolu%C3%A7%C3%A3o-25.2017-COCEPE-1.pdf>. Acessado em 01 de junho de 2018.
SOUZA, Flávia Dias de. Fórum de Licenciaturas da UTFPR como espaço colaborativo de formação e consolidação da identidade dos cursos. Anais do EDUCERE – XIII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: PUCPR, 2017. Disponível em <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/27684_14232.pdf>. Acessado em 25 de julho de 2018.
UTFPR, PPI -Projeto Político Pedagógico Institucional, 2007. Disponível em http://portal.utfpr.edu.br/documentos/reitoria/documentos-institucionais/ppi/ppi-2007. Acessado em 12 de agosto de 2018.
UTFPR. REUNI - Plano de Reestruturação e Expansão da UTFPR. Aprovado pelo COUNI, Deliberação No 17/2007, de 20/12/2007. Disponível em < http://www.utfpr.edu.br/reuni/documentos/Plano%20REUNI%20da%20UTFPR%20-%20Aprovado%20COUNI-MEC.pdf>. Acessado em 20 de julho de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.