A formação de professores de química num Pré-universitário popular: um estudo de caso do Projeto de Educação Comunitária Integrar

  • Nicolle Ruppenthal Escola Estadual Professora Nadir de Oliveira
  • Carlos Alberto Marques Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Formação de professores, Pré-universitários populares, Ensino de química

Resumo

Este trabalho discute a formação de professores de química em Pré-Universitários Populares (PUPs). Analisado com um estudo de caso, organizou-se um grupo focal, formado por professores de Química atuantes no Projeto Integrar. Os registros das discussões foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, cujas categorias emergentes foram: “O papel do planejamento” e “O desenvolvimento das aulas”. O estudo apontou que o Integrar contribui com a formação de professores de Química, os quais demonstraram ênfase no educando enquanto parte do processo educativo, sendo uma tentativa de se distanciar da educação bancária. Os estudantes do Integrar são as pessoas que por diversos motivos, como cor, orientação sexual, pobreza, gênero, entre outros; acabaram por serem excluídas da Universidade. Posto isto, o Integrar, como parte do movimento dos PUPs, demonstrou um ensino integrado às lutas sociais, ressaltando, assim, a importância desse movimento para a realidade da educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-09-15
Como Citar
RUPPENTHAL, N.; MARQUES, C. A. A formação de professores de química num Pré-universitário popular: um estudo de caso do Projeto de Educação Comunitária Integrar. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 13, n. 27, p. 117-132, 15 set. 2021.