Prática de ensino e pesquisa na pedagogia: a favor da centralidade da prática de ensino na formação docente
Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Formação Estética, Prática de Ensino, Prática de PesquisaResumo
Em nossos estudos vimos discutindo e problematizando a importância da articulação entre a prática de ensino e a pesquisa na formação dos novos professores. Em trabalhos realizados em diferentes instituições de ensino e com currículos igualmente diversos temos nos desafiado a articular a prática de ensino, realizada no estágio supervisionado, com a prática da pesquisa, vivenciada enquanto um princípio educativo a ser incorporado na profissionalidade docente. Nossa experiência nos faz analisar a pertinência de um contato mais profícuo entre as alunas do curso pedagogia e a prática com a pesquisa, no contexto da prática de ensino. Consideramos que a prática de ensino se configura como instância privilegiada na formação dos novos professores, destacando o papel que os princípios da pesquisa podem oferecer como elementos fundantes para o professor. Discutimos, neste texto, a pertinência de fundamentos da pesquisa na formação do professor, de modo que a experiência com a prática de ensino possa constituir-se em seara fértil para a constituição de uma profissionalidade docente comprometida com a promoção do desenvolvimento do aluno. Os dados aqui apresentados e discutidos referem-se aos registros elaborados a partir das sessões de orientação dos projetos de prática, da observação das intervenções das alunas, das discussões em sala de aula e da análise dos memoriais elaborados pelas alunas. Pretende-se, nesse contexto de pesquisa, discutir a constituição dos saberes docentes, identificando como a prática de pesquisa se constitui em saberes necessários à formação docente. Consideramos que a vivência de experiências de pesquisa contribui efetivamente para que os professores desenvolvam uma postura indagativa, questionadora e provocativa, na qual possam sentir-se implicados e inquietados com o cotidiano escolar.
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