Formação de professores na investigação portuguesa – um olhar sobre a função do professor e o conhecimento profissional

Autores

  • Maria do Céu Roldão Escola de Educação da Universdade Católica de Santarém, em Lisboa, Portugal
Abstract views: 1302 / PDF downloads: 815

Palavras-chave:

Conhecimento Profissional, Formação de Professores, Função Docente

Resumo

A investigação disponível sobre formação de professores tem sido relativamente abundante em Portugal desde o início da década de 1990. Neste artigo, percorrem-se as conclusões de algumas das revisões de pesquisa sobre formação de professores realizadas desde então, problematizando a sua análise em torno da representação que nos devolvem sobre o que é ser professor na virada do milênio – função docente e organização do trabalho de ensinar – e quais as concepções mais visíveis sobre a natureza, construção e uso do conhecimento necessários ao seu exercício. Procedeu-se a uma seleção de três revisões de pesquisa publicada (2004, 2005, 2006), com incidência temporal entre o início dos anos 1990 e 2006, e enfoque temático sobre formação inicial e continuada, supervisão e identidade, e ainda organização do trabalho docente nas escolas. Os traços dominantes resultantes do confronto destas revisões apontam para a necessidade de clarificar as linhas de pesquisa sobre formação, os conceitos associados à natureza da função e o saber do profissional que é sujeito da formação, e a superação da dicotomia teoria-prática nas abordagens da temática definidora do campo. No plano metodológico assinala-se o desequilíbrio que se evidencia nas revisões analisadas resultante da predominância de estudos de caso e descritivos, orientados mais para concepções que para a ação docente e formativa existente, que constitui outro fator de dificuldade na consolidação da pesquisa sobre formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professore:. estratégias de supervisão. Colecção Cidine, n. 1. Porto: Porto Editora. 1996.

AMIGUINHO, A.; CANÁRIO, R. Escolas e mudança: o papel dos centros de formação. Lisboa; Educa. 1994.

BARROSO, J. . Os Liceus; organização pedagógica e administração (1836-1960). Lisboa: JNICT e Fundação Gulbenkian. 1995.

BARROSO, J. . Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta. 2005

BARROSO, J.; CANÁRIO, R. (). Centros de formação das associações de escolas – das expectativas às realidades. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. 1999.

BROFENBRENNER, U. The ecology of human development: experiments by nature and design. Cambridge, MA: Harvard University Press. 1979.

CANÁRIO, Rui. O que é a Escola? um “olhar” sociológico. Porto: PortoEditora. 2005.

CANHÃO, A. A escola em formação: a formação contínua de professores e a ideia de organização aprendente. Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa. 2003.

DOYLE,W. Themes in Teacher Education Research. In: HOUSTON, W.R. (Ed.). Handbook of research on teacher education. N. York: Mcmillan. 1990.

ESTEVES, M.; RODRIGUES, A. () Tornar-se professor: estudos portugueses recentes. Investigar em educação – revista da sociedade portuguesa de ciências da educação, junho 2003, n. 2, 2003, p. 15-68.

ESTRELA, A.; ELISEU, M.; AMARAL, A; CARVALHO, A.; PEREIRA, C. (). A investigação sobre formação contínua em Portugal (1990-2004). Investigar em Educação – revista da sociedade portuguesa de ciências da educação, junho 2005, n. 4, 2005, p. 107-148.

ESTRELA, M.T; ESTEVES, M.; RODRIGUES, A. Síntese de investigação sobre formação inicial de professores em Portugal (1990-2000). Porto: Porto Editora e INAFOP. 2002.

GOODSON, I. The making of curriculum. London: Falmer Press. 1988.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo-revista de ciências da educação, n. 8, 2009, p. 7-21.

ROLDÃO, M.C. (). Impacto da Formação – um estudo nos Centros de Formação da Lezíria e Médio Tejo, 1993-98 (coord.). Santarém: ESE, CFAEs e Colibri. 2000.

ROLDÃO, M.C (coord.); HAMIDO,G.; GALVEIAS, F. Os professores e o desenvolvimento da sua identidade profissional. O que nos diz a investigação. Subprojecto desenvolvido no âmbito do Projecto de Investigação Supervisão e Desenvolvimento da Identidade Profissional – Estudo sobre a influência da supervisão e dos contextos nas transições ecológicas de construção e desenvolvimento profissional. (coord. Isabel Alarcão). Aveiro: CIDTFF, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro (Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Texto não publicado. 2005.

ROLDÃO, M.C.; NETO-MENDES, A.; COSTA, J.A.; ALONSO, L.(). Organização do trabalho docente: uma década em análise (1996-2005). Investigar em educação n. 5 – Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2006, p. 17-148.

ROLDÃO, M.C. A formação de professores como objecto de pesquisa – contributos para a construção do campo de estudo a partir de pesquisas portuguesas. Revista Eletrônica de Educação da UFSCar, São Carlos, Brasil. 2007. www.portaldosprofessores.ufscar.br

ROLDÃO, M.C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Jan-Abr., n. 34, 2007ª, p. 94-103.

SCHÖN, D. Educating the reflective practitioner: how professionals think in action. London: Temple Smith. 1987.

Downloads

Publicado

2009-05-09

Como Citar

ROLDÃO, M. do C. Formação de professores na investigação portuguesa – um olhar sobre a função do professor e o conhecimento profissional. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 57–70, 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/5. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos