Formação de professores na investigação portuguesa – um olhar sobre a função do professor e o conhecimento profissional
Palavras-chave:
Conhecimento Profissional, Formação de Professores, Função DocenteResumo
A investigação disponível sobre formação de professores tem sido relativamente abundante em Portugal desde o início da década de 1990. Neste artigo, percorrem-se as conclusões de algumas das revisões de pesquisa sobre formação de professores realizadas desde então, problematizando a sua análise em torno da representação que nos devolvem sobre o que é ser professor na virada do milênio – função docente e organização do trabalho de ensinar – e quais as concepções mais visíveis sobre a natureza, construção e uso do conhecimento necessários ao seu exercício. Procedeu-se a uma seleção de três revisões de pesquisa publicada (2004, 2005, 2006), com incidência temporal entre o início dos anos 1990 e 2006, e enfoque temático sobre formação inicial e continuada, supervisão e identidade, e ainda organização do trabalho docente nas escolas. Os traços dominantes resultantes do confronto destas revisões apontam para a necessidade de clarificar as linhas de pesquisa sobre formação, os conceitos associados à natureza da função e o saber do profissional que é sujeito da formação, e a superação da dicotomia teoria-prática nas abordagens da temática definidora do campo. No plano metodológico assinala-se o desequilíbrio que se evidencia nas revisões analisadas resultante da predominância de estudos de caso e descritivos, orientados mais para concepções que para a ação docente e formativa existente, que constitui outro fator de dificuldade na consolidação da pesquisa sobre formação.
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