CENÁRIO INTEGRADOR: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.589
Abstract views: 613 / PDF downloads: 369

Palavras-chave:

Formação de Professores, Currículo, Colaboração, Ensino de Química

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar as possíveis contribuições formativas para licenciandas em Química que vivenciaram uma experiência de construção curricular em uma Comunidade de Prática no Estágio Supervisionado. Para a construção das informações, utilizamos as audiogravações e videogravações dos encontros de elaboração das propostas Cenários Integradores e as entrevistas realizadas com as quatro licenciandas que participaram da investigação. Essas informações foram analisadas à luz da Análise Textual Discursiva, e os resultados se apresentam a partir da categoria emergente: (a) As contribuições formativas a partir da vivência em uma Comunidade de Prática no Estágio Supervisionado em Química na construção de Cenários Integradores. Consideramos que o compartilhamento das práticas e a colaboração entre os sujeitos apresentam resultados satisfatórios para essas propostas e, ao mesmo tempo, para a formação desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ASSAI, N. D. S.; BROIETTI, F. C. D.; ARRUDA, S. M. O estágio supervisionado na formação inicial de professores: estado da arte das pesquisas nacionais da área de ensino de ciências. Educação em Revista, v. 34, 2018.

BARCELOS, N. N. S.; VILLANI, A. Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada. Revista Ciência e Educação, v.12, n.1, p. 73-97, 2006.

BARTELMEBS, R. C. A disciplina de estágio curricular na licenciatura em Ciências Exatas como espaço de reflexões sobre os modelos didáticos na formação docente. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 4, p. 22-38, 2020.

BEHREND, D. M. AMBIENTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE NOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS: compreensões para a formação de professores a partir da Educação Ambiental. 2020. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Tradução: Maria João Alvarez; Sara Bahia Santos; Telmo Mourinho Baptista. Rev. Antonio Branco Vasco. Portugal: Porto, 1994. 336p.

CYRINO, M.; SOUZA NETO, S. Parceria universidade e escola no estágio curricular: um processo em constituição. Revista Diálogo Educacional, v.17, n. 52, p. 661-682, abr./jun. 2017.

FONTOURA, H. A. Construindo pontes entre a universidade e a escola básica: relato e uma parceria em construção. In: SÜSSEKIND, M. L.; GARCIA, A. (Orgs.). Universidade-escola: diálogos e formação de professores. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2011, p. 155-170.

FREITAS, L. A.; MONTEIRO, E. P. Estágio supervisionado: compartilhando as experiências e os desafios para o ensino de Química no Amazonas. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 15, n. 33, p. 183-200, 2019.

HARTMANN, A. M.; GOI, M. E. J. O estágio no contexto da formação de professores: campo de experimentação e reflexão sobre a prática pedagógica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 122-147, 2019.

LANGHI, R.; NARDI, R. Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 7-28, 2012.

MARQUES, K. C. D.; NETO, L. C. B. T.; BRANCHE, V. R. Dos saberes disciplinares aos saberes pedagógicos: desafios de iniciação à docência de estagiários em Ciências Biológicas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, p. 122-138, 2019.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2016.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.

PIMENTA, S. S.; GUIMARÃES, T. S.; SILVA, N. A.; RODRÍGUEZ, A. S. M.; MASSENA, E. P. Cenário Integrador: a emergência de uma proposta de reconfiguração curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 1031-1061, 2020.

RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M. G. A estruturação de subprojetos de Química do Pibid na forma de uma Comunidade de Prática: vivências desse modo de formação de professores no Rio Grande do Sul. Revista Thema, v. 16, n. 3, p. 636-652, 2019.

RIBEIRO, M. E. M. COMUNIDADES DE PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: a compreensão do interesse dos estudantes por aulas de Química. Joinville, SC: [s.n], 2019, 293p.

ROSA, J. K. L.; WEIGERT, C.; SOUZA, A. C. G de. A. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Revista Ciência e Educação, v.18, n. 3, p. 675-688, 2012.

SÜSSEKIND, M. L. O estágio como entrelugar nos relatos de formação. In: SÜSSEKIND, M. L.; GARCIA, A. (Orgs.). Universidade-escola: diálogos e formação de professores. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2011, p.19-36.

TARDIF, M. Princípios para guiar a aplicação dos programas de formação inicial para o ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14, 2008. Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, 2008.

WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

GUIMARÃES, T. S.; MASSENA, E. P. CENÁRIO INTEGRADOR: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 123–135, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.589. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/589. Acesso em: 21 dez. 2024.