Pesquisa sobre formação de profissionais da educação no GT 8/Anped: travessia histórica

Autores

  • Iria Brzezinski Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
Abstract views: 1089 / PDF downloads: 633

Palavras-chave:

Ethos, Fórum de Debates, Pesquisa e Pós-Graduação, Metanálise, Produção Sobre Formação de Professores, Travessia do GT8

Resumo

A metanálise da produção do GT8, associada à narrativa de sua travessia histórica é objeto deste artigo, resultante de Trabalho Encomendado para a 30ª. Reunião Anual (2007) e atualizado em 2009. Investigação teórica, histórica e documental que visa a reconstituir o desenvolvimento da pesquisa no “GT Formação de Professores (GT 8)”, originalmente “GT Licenciaturas”. O método de exposição é diacrônico-sincrônico e o de investigação, dialético. A constituição e consolidação do GT tem sido marcadas por pesquisas nele partilhadas e, por mediações científico-acadêmicas entre pesquisadores experientes e novos investigadores. Esses, na maioria, discentes dos programas de pós-graduação em Educação. A reconstituição histórica contextualiza o GT8 no universo dos 23 GTs da Anped e revela sua identidade como espaço específico de reflexões, discussões, debates e embates acerca da produção no campo da Formação de Profissionais da Educação. Os resultados da análise de 118 Trabalhos (1999-2008) apontam que a consolidação do GT8 decorre do esforço coletivo de dois subgrupos distintos. Um representado por um núcleo básico de pesquisadores permanentes, que se preocupa em: promover articulações entre linhas de pesquisas dos programas de pós-graduação; desenvolver projetos integrados e interinstitucionais; produzir conhecimento sobre formação de professores para a educação básica e superior. Outro, numericamente maior se comparado ao primeiro, porém com participação descontínua, casual. A existência dinâmica das pesquisas do primeiro configura o ethos do GT8.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-05-03

Como Citar

BRZEZINSKI, I. Pesquisa sobre formação de profissionais da educação no GT 8/Anped: travessia histórica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 71–94, 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/6. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos