A pesquisa ação-formação como instrumento de formação em serviço para integração das TIC na prática pedagógica do professor

Autores

  • Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau
Abstract views: 900 / PDF downloads: 1142

Palavras-chave:

Formação em Serviço, Pesquisa-ação-formação, Tecnologias Educacionais, Educação Básica

Resumo

As propostas de formação de professores para a integração das tecnologias à pratica pedagógica escolar têm crescido significativamente desde a criação do PROINFO no final da década de 1990. Este artigo aborda o relato dos resultados de uma pesquisa-ação-formação tendo por objetivo analisar a evolução da formação, construída ao longo do processo e adaptada em decorrência das experiências vivenciadas e aprendizagens compartilhadas entre pesquisadores, formadores e professores participantes. Para análise desse processo de formação experimentado pelos professores, formadores e pesquisadores, foram utilizados os pressupostos da pesquisa-ação-formação definidos por Vosgerau (2005). Nos três anos de realização da pesquisa-ação-formação participaram alunos voluntários do Curso de Pedagogia, bolsistas de iniciação científica, alunos do curso de Pedagogia, mestrandos em Educação, professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação, professores do ensino fundamental, considerados como alunos no processo. Entre os principais resultados da análise desse processo, destacamos a necessidade de não sobrecarregar o professor-aluno com atividades a serem realizadas a distância; outro ponto a refletir é a relação entre o esforço-tempo empreendido e o retorno na carreira funcional do professor. Estas e outras observações nos levam a inferir que, para que ocorra um processo de formação em serviço, grande mudanças políticos-administrativas no plano de carreira docente ainda se fazem necessárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Decreto nº 6.300, de 12/12/07. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo. Brasília: 2007. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/ d6300.htm>. Acesso em: 30 set. 2008.

BRASIL. Lei n. 4024, de 20/12/61. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1961. Leis e decretos federais. Secretaria do Estado da Educação. Conselho Estadual de Educação. Org. FARIA, José Roberto; SOUZA, Vilma. 2008.

BRASIL. Lei n. 9394, de 20/12/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 set. 2008.

CHARLIER, B.; DAELE, A.; DESCHRYVER, N. Intégration pédagogique des TIC: recherches et formation. Revue des sciences de l’éducation, v. 28, n. 2, p. 345-365, 2002. Disponível em: <http://www.erudit.org/ revue/rse/2002/v28/n2/007358ar.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2006.

CHARLIER, É. ; CHARLIER, B. La formation au coeur de la pratique: Analyse d’une formation continue d’enseignants. Bruxelles: De Boeck, 1998.

CLIFT, R.T.; MULLEN, L.; LEVIN, J.; LARSON, A. Technologies in Contexts: Implications for Teacher Education. Teaching and Teacher Education, 17, p. 33-50, 2001.

CUBAN, L. Why Are Most Teachers Infrequent and Restrained Users of Computers in Their Classrooms? In: WOODWARD, J.; CUBAN, L. (Ed.). Technology Curriculum and Professional Development. Thousand Oaks: Corwin, 2001. p. 121-137.

CURITIBA. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba, v. 1 – Princípios e fundamentos, 2006. Disponível em: <http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/downloads/ arquivos/3008/download3008.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2009.

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação, Gerência de Tecnologias Digitais. Projeto TEIA: relatório de atividades. SME: Curitiba, 2004.

Secretaria Municipal da Educação, Gerência de Tecnologias Digitais. Trabalhando com o recurso LEGO e as Revistas ZOOM nas Escolas Municipais de Curitiba – 2004/2005. SME: Curitiba, 2005.

FERREIRA, F. W. Planejamento sim ou não: um modo de agir num mundo em permanente mudança. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GANDIN, D. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1993.

LAFERRIÈRE, T.; BREULEUX, A.; BAKER P.; FITZSIMONS, R. (Collab.). Working Group on Professional development – In-Service Teachers Professional Development Modes in the Use of Information and Communication Technologies (A Report to the SchoolNet National Advisory Board), 1999. Disponível em: http://www.tact.fse.ulaval.ca/pdmodels.html. Acesso em: 25 set. 2001.

MARTINS, P. L. O. Didática teórica, didática prática: para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1989.

Beyond Hardware - Using Exising Technology to Promote Higher-Level Thinking. Washington, DC: International Society in Education, 2002.

MOERSCH, C. Computer Efficiency: Measuring the Instructional Use of Technology. Learning and Leading With Technology, Dec./Jan. 1996-1997. ISTE – International Society for Technology in Education, 1998. Disponível em: <http://www.learning-quest.com/software/LoTiFrameworkNov95.pdf>. Acesso em: 01 out. 2002.

MOLINA-BOGANTES, Z. Planeamiento didáctico: fundamentos, principios, estrategias y procedimientos para su desarrollo. San José: EUNED, 1997.

MORGAN, B. M. Research-Based Instructional Strategies: Preservice Teachers’ Observations of Inservice Teachers’ Use. National FORUM Journals Home Page, 1999. Disponível em: <http://www.nationalforum. com/Morgante8e3.html>. Acesso em: 26 set. 2000.

PESSOA, M. C. F. Computadores na educação projetos baseados na internet. 2002. Disponível em: Acesso em: 10 jan. 2008.

PINTO, A. S. M. A formação continuada do professor: uma proposta de ambiente virtual colaborativo de planejamento do processo ensino-aprendizagem. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/ tde_busca/arquivo.php?codArquivo=742>. Acesso em: 15 fev. 2007.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

THOMPSON, A.; SCHMIDT, D.; HADIJIANNI, E. A Three-Year Program to Infuse Technology Through a Teacher Education Program. Journal of Technology and Teacher Education, v. 3, n. 1, p. 13-24, 1995.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em:

jul. 2009.

UEM. Museu do Computador. História dos computadores no Brasil. Disponível em: <http://www.din.uem. br/museu/hist_nobrasil.htm>. Acesso em: 26 jan. 2009.

VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico.

ed. São Paulo: Libertad, 2000.

VOSGERAU, D. S. A. R. Reconception d’une formation à l’intégration des TIC à l’enseignement à partir de l’ analyse d’une pratique, de ses fonctionnalités et de ses dysfonctions. Thèse présentée à la Faculté des études Supérieures en vue de l’obtention du grade de Philosophie Docteur – Option Technologie Educationnelle. Université de Montréal, 2005.

VOSGERAU, D. S. A. R. A utilização de recursos tecnológicos na formação de professores. 1999. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 1999.

Downloads

Publicado

2018-06-21

Como Citar

SANT’ANNA RAMOS VOSGERAU, D. A pesquisa ação-formação como instrumento de formação em serviço para integração das TIC na prática pedagógica do professor. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 51–64, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/63. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos