Crenças e concepções dos licenciandos em Matemática sobre a profissão docente

Autores

  • Marli Amélia Lucas Pereira
  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
  • Francine de Paulo Martins
  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
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Palavras-chave:

Professores iniciantes, Grupos de discussão, Licenciatura em Matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a opinião de um grupo de sete licenciandos em matemática sobre os motivos de escolha da profissão docente, sobre suas crenças e concepções sobre a docência e sobre como avaliam os conhecimentos e as práticas vivenciadas no curso de licenciatura. O instrumento utilizado para coleta de dados é a entrevista. Os dados foram analisados pelo grupo de pesquisa, que, após várias leituras e discussões coletivas, organizou quadros com os pré-indicadores ou os aspectos mais significativos do conteúdo das entrevistas. Em uma fase posterior, os dados foram reorganizados em três grandes categorias: Relação com o saber: escolha profissional; Saberes da formação profissional; e Crenças e concepções sobre a profissão. As falas dos licenciandos em Matemática deixam evidente o relevante papel do professor formador e das práticas vividas no curso de formação inicial, bem como sinalizam a necessidade de proposições para o redimensionamento dos currículos de licenciatura.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

LUCAS PEREIRA, M. A.; DALMAZO AFONSO DE ANDRÉ, M. E.; DE PAULO MARTINS, F.; CORRÊA CALIL, A. M. G. Crenças e concepções dos licenciandos em Matemática sobre a profissão docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 100–114, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/67. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos