Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores

Autores

  • Menga Lüdke Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
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Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formação de Professores, Pesquisa em Cooperação, Profissão Docente

Resumo

O texto reúne contribuições de pesquisas recentes e mais antigas, de vários autores e também minhas, sobre a formação de professores. Uma ampla resenha recente, de colegas canadenses (BISSONNETTE et al., 2005) e uma pesquisa “clássica” nacional (CANDAU, coord. 1988) ressaltam com clareza a importância do papel do professor e de sua formação, para o sucesso de estudantes da educação básica. Inspirada em suas constatações e prosseguindo em uma linha de pesquisa sobre o desenvolvimento profissional de professores, apresento uma investigação já em desenvolvimento, focalizando um dos mais frágeis elos do processo de formação de professores: o estágio supervisionado. Nela procuro aprofundar aspectos analisados por estudos anteriores, sobre a participação dos principais envolvidos no estágio: os próprios estagiários e os professores regentes que os recebem em suas salas de aula. A nova pesquisa amplia o foco para toda a instituição escolar, onde se desenrola o estágio, incluindo todos os seus participantes e estendendo o foco também sobre a outra instituição parceira, a universidade, representada pelos professores supervisores do estágio.

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Publicado

2009-05-09

Como Citar

LÜDKE, M. Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 95–108, 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/7. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos