A relação entre a formação do professor e a identidade do ensino religioso

Autores

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
  • Edile Maria Fracaro Rodrigues
Abstract views: 408 / PDF downloads: 686

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino Religioso, Perfil Pedagógico

Resumo

A presença do Ensino Religioso no currículo escolar tem sido atribulada. Daí a importância de se conhecer a história do Ensino Religioso como componente curricular e compreender o processo de formação e profissionalização dos docentes. Inicialmente, o artigo aponta aspectos da formação dos profissionais da educação e sua identidade docente para traçar um paralelo com a formação do professor de Ensino Religioso. Apresenta pesquisas do tipo “estado da arte”, que compreendem o período entre 1995 e 2010 em relação à oferta de cursos de formação e produção científica. As pesquisas no campo da formação de professores para o Ensino Religioso no cenário brasileiro discutem com maior ênfase a formação continuada. Percebe-se a ausência de uma reflexão sistematizada para verificação da atuação do egresso junto à prática pedagógica. Contudo, fica evidente que o Ensino Religioso se configura como uma área de estudos e comunidade de cientistas que se empenha na pesquisa e na extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Resolução nº 04/10. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional LEI 9394/96. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Lei nº 9.475 de 22 de julho de 1997. Da nova redação ao artigo 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 jul. 1997. (Seção I).

BRASIL. Resolução 07/10. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Fixa Diretrizes Curriculares nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos. Brasília: CNE, 2010.

CARON, L. Cursos de Formação de professores. Brasília: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, 1997.

DELORS, Jaques. Educação: Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1999.

HOFF, Márcio. O Ensino Religioso e a escola reflexiva. In: Ensino Religioso: Memórias e perspectivas. JUNQUEIRA, S. R. A.; OLIVEIRA L. B. Curitiba: Champagnat, 2005. p. 227-234.

IMBÉRNON, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

JUNQUEIRA, S. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2008.

JUNQUEIRA, S. Processo de Escolarização do Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 2002.

OLIVEIRA, Lílian Blanck; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; ALVES, Luiz Alberto Sousa; KEIM, Ernesto Jacob. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007.

RODRIGUES, Edile M. F.; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério de Azevedo. Fundamentos Pedagógicos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2009.

ROMANOWSKI. Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente – Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000. v.1.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes. 2002.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

JUNQUEIRA, S. R. A.; RODRIGUES, E. M. F. A relação entre a formação do professor e a identidade do ensino religioso. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 121–135, 2013. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/79. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos