Método Lancaster no Brasil e na Colômbia

Autores

  • Marlén Rátiva
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Palavras-chave:

Método Lancasteriano (ensino mútuo), Escola Normal, Leis e decretos

Resumo

Este artigo é produto da revisão bibliográfica sobre Brasil e Colômbia na implementação dométodo lancasteriano, ou de ensino mútuo, na segunda década do século XIX. Em ambos os países alguns de seus representantes tiveram a oportunidade de conhecer o método antes de sua implementação. Nesse século foram instauradas as Escolas Normais e foi decretado que se trabalharia com o referido método em todas as escolas, assim se garantia a sua difusão. O método se caracteriza pela disciplina, ordem, trabalho do docente com 300 alunos ou mais e seleção de monitores que acompanham o desenvolvimento dos outros alunos enquanto o professor supervisiona. Historiadores consideram que o método não estava de acordo com as necessidades de ambos os países e que a sua implementação não contribuiu para o avanço no tema educativo.

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Publicado

2018-07-05

Como Citar

RÁTIVA, M. Método Lancaster no Brasil e na Colômbia. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 96–103, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/98. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos