v. 12 n. 25 (2020): (set-dez/2020) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

					Visualizar v. 12 n. 25 (2020): (set-dez/2020) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria  com a Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao primeiro quadrimestre de 2020 - número 25, do volume 12 Setembro- Dezembro de 2020. 

Trata-se do último número do volume 12 do difícil ano de 2020 em que  o mundo enfrenta uma crise sanitária em função da Pandemia do Covid.19. Chegamos ao final do ano e os prenúncios sobre uma vacina, são animadores, mas por outro lado, no Brasil, além da crise sanitária enfrentamos uma crise política e econômica em que  setores do governo central atacam a Ciência e a Educação de maneira a vilipendiar todas as conquistas até aqui alcançadas. São tantas perdas que certamente este editorial não comportaria as questões urgentes que temos para debater no campo social, político e econômico. Incluiremos, pois somente algumas notas do presente momento no campo educacional. Finalizamos  este fatídico ano com a sensação de que teremos pelo menos algo a comemorar no setor educacional – a aprovação do FUNDEB, que depois da trama realizadas pela Câmara dos Deputados  na regulamentação do FUNDEB, neste início de dezembro o Senado aprovou o texto original, evitando assim um verdadeiro retrocesso para educação básica. Neste governo a educação pública brasileira sofre profundas ameaças justamente por aqueles que a deveriam defendê-la e garantir uma educação de qualidade à população por meio das redes públicas de ensino. 

Publicado: 2020-12-23

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO - Programa de Formação de Professores - “Residência Pedagógica

    José Rubens Lima Jardilino
    Abstract views: 751 / PDF downloads: 996
    9-12
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.449

Artigos

  • Residência pedagógica. Circulação de ideias, modelos e apropriações na formação de professores

    Celia Maria Benedicto Giglio (Autor)
    Abstract views: 1642 / PDF downloads: 1437
    13-30
  • A Formação Continuada em um Programa de Residência Docente: A Experiência da UFJF

    Angelica Cosenza Rodrigues, Juliana Madalena Trifilio Dias, Cassiano Caon Amorim (Autor)
    Abstract views: 790 / PDF downloads: 680
    31-42
  • O Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II: Histórico E Perspectivas

    Francisco Mattos, Jorge Marques, Aira Suzana Ribeiro Martins (Autor)
    Abstract views: 535 / PDF downloads: 592
    43-52
  • Residência Docente no Centro Pedagógico da UFMG: O fazer docente como objeto de reflexão

    Cláudia Sapag Ricci, Selma Moura Braga, Tânia Margarida Lima Costa (Autor)
    Abstract views: 335 / PDF downloads: 467
    53-66
  • Residência pedagógica em um instituto federal: narrativa dos (des) caminhos formativos

    Rosenilde Paniago, Patrícia Gouvêa Nunes, Celso Martins Belisário (Autor)
    Abstract views: 1074 / PDF downloads: 898
    67-80
  • Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica

    Eliana Silva Felipe, Celi Bahia (Autor)
    Abstract views: 3759 / PDF downloads: 2856
    81-94
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.436
  • Residência Pedagógica: entre convergências e disputas o campo da Formação de Professores

    Isabel Maria Sabino de Farias (Autor)
    Abstract views: 1611 / PDF downloads: 1715
    95-108
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.433
  • Residência pedagógica: uma discussão epistemológica

    Katia Augusto P. Cordeiro Curado Silva (Autor)
    Abstract views: 2222 / PDF downloads: 1653
    109-122
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.437
  • A relação teoria e prática no programa residência pedagógica da Universidade Federal do Piauí

    Antonia Dalva França Carvalho, Raimunda Alves Melo, Luisa Xavier de Oliveira (Autor)
    Abstract views: 1182 / PDF downloads: 725
    123-136
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.395
  • Programa de Residência Pedagógica: conexões entre a formação docente e a Educação Básica

    Alba Regina Battisti de Souza Souza, Lourival José Martins Filho, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins (Autor)
    Abstract views: 1272 / PDF downloads: 1212
    137-150
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.410
  • Estudo das repercussões do Programa Residência Pedagógica na formação de Professores de Matemática

    Douglas da Silva Tinti, José Fernandes da Silva (Autor)
    Abstract views: 1975 / PDF downloads: 1636
    151-172
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.404
  • Residência pedagógica, ensino por investigação e a profissionalização de professores de física de uma universidade pública federal

    Geide Coelho (Autor)
    Abstract views: 769 / PDF downloads: 657
    173-186
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.387
  • O papel do preceptor na formação de residentes

    Raquel Batista Corrêa, Valéria Risuenho Marques (Autor)
    Abstract views: 2119 / PDF downloads: 2148
    187-202
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.390
  • As representações sociais e o programa de residência pedagógica para licenciandos em letras no sertão de Pernambuco

    Larissa de Pinho Cavalcanti (Autor)
    Abstract views: 483 / PDF downloads: 396
    203-218
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.406
  • A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente

    Flávia C. G. C. Vasconcelos, João Roberto Ratis Tenório da Silva (Autor)
    Abstract views: 1672 / PDF downloads: 1121
    219-234
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.426
  • Aproximações e distanciamentos entre as orientações no estágio supervisionado (ESO) e no programa de residência pedagógica (PRP) na formação dos professores de química

    Thiago Araujo Silveira, Maria Cléa Gomes Marinho (Autor)
    Abstract views: 798 / PDF downloads: 569
    235-248
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.372
  • Alfabetização de idosos: a disciplina EJA no curso de Pedagogia

    Monica de Ávila Todaro (Autor)
    Abstract views: 901 / PDF downloads: 548
    249-260
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.367
  • Formação continuada de professores: reflexões sobre o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo no ciclo de alfabetização

    Eliane Kiss de Souza, Beatriz Vargas Dorneles, Sérgio Roberto Kieling Franco (Autor)
    Abstract views: 495 / PDF downloads: 365
    261-278
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.407
  • Historia de vida de professora: Jennie Howard uma pioneira na formação de professoras na Argentina

    Maria Cristina Vera de Flachs (Autor)
    Abstract views: 493 / PDF downloads: 1013
    279-292
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.360