Direitos humanos e formação de educadores: Algumas reflexões

  • Elisabete Cardieri Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: Direitos Humanos, Formação de Professores, Prática Educativa

Resumo

O trabalho apresenta algumas reflexões relativas à inserção e à discussão sobre Direitos Humanos no processo de formação de educadores, particularmente no curso de Pedagogia. Assume como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, dialogando com alguns textos contemporâneos sobre Educação em Direitos Humanos (EDH) e documentos oficiais (do campo educativo) que contribuem para enfatizar a aproximação entre processo formativo e Direitos Humanos; apresenta, ainda, o relato de alguns aspectos do trabalho desenvolvido junto às alunas de Pedagogia. Considerando que a prática educativa se realiza a partir de concepções fundantes (antropológicas, sociológicas, éticas), a reflexão sobre os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos pode contribuir para a sensibilização e a formação de educadores atentos ao reconhecimento das condições necessárias para a vida com dignidade, bem como para a promoção de vivências que respeitem a diversidade humana e cultural.

Biografia do Autor

Elisabete Cardieri, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Publicado
2018-05-25
Seção
Artigos