Edital para organização de dossiês: 2024-2025
Edital para organização de dossiês da Revista Formação Docente – Revista Brasileira de...
A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), publicada em parceria com Editora Autêntica. Esta edição refere-se ao primeiro quadrimestre de 2023 – volume 15, número 32 (janeiro-abril) de 2023.
Apresentamos aos pesquisadores do campo e ao público leitor em geral este primeiro número da revista do ano de 2023. Aproveitamos a oportunidade para nos desculpar pelo atraso da publicação deste quadrimestre justificada em virtude de dificuldades no processo de edição.
Publicamos o volume 15 com o número 32 da revista divulgando nove (9) pesquisa publicando seus resultados em artigos de demanda espontânea, assim distribuídos: (nordeste =3; sul=3; centro-oeste=2 e sudeste=1) Os três (3) artigos da região nordeste trazem a discussão sobre a formação inicial e questões da docência. No primeiro uma análise sobre a Formação Inicial por meio do PIBID. Tratando do mesmo tema da formação inicial apresenta-se um segundo artigo sobre a interdisciplinaridade na prática de ensino de ciência, e o terceiro artigo que discute as motivações da formação para a docência na área da Física; Da região sul também se publica três (3) artigos todos sobre fundamentos da formação. O primeiro - “formação do mestre, uma leitura tomasiana” traz uma discussão filosófica para a Formação de Professores, tema bastante raro em nosso campo de estudos pela primazia da epistemologia da prática. Seguido de um artigo que nos propõe um debate sobre o tema da Pedagogia como Ciência, na perspectiva e leitura das universidades do sul do país. E, o terceiro deste regão elabora uma revisão sistemática sobre aprendizagem de conceitos na formação inicial de professores; Da região Centro Oeste publicamos dois (2) artigos, um sobre Formação Continuada na perspectiva do trabalho docente no planejamento coletivo e colaborativo na área de ciências, e o segundo, uma análise de reflexões sobre a Formação Inicial em trabalhos finais de curso na licenciatura de Educação Física. E por fim, algo bastante diferenciado e que foge a regra, a publicação de um único artigo do sudeste, no qual os autores tratam também de questões teórico-metodológica: “Uso de categorias analíticas para a descrição de crenças epistemológicas de professores em formação”. Este fato foi bastante inusitado uma vez que nos demais números, e na história da revista, o maior volume de submissões vem da região sudeste. Talvez este fato seja um tema interessante para pensarmos que a maior amplitude de periódicos na área e as propostas de maior atenção a dispersão regional começam a surtir efeitos, possibilitando assim, maior democratização na pesquisa nacional.
Esperamos que este número proporcione um relevante aporte para os/as pesquisadores(as) do campo da formação de professores.
A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao segundo quadrimestre de 2022 - número 31 do volume 14 (setembro-dezembro) de 2022.
Nos editoriais ou apresentações dos números anteriores deste ano sinalizamos a conjuntura e as possibilidades, ainda que remotas à época, sobre as mudanças na política e o apoio as resistências que se fazíamos sobre questões de natureza social, educacional e políticas. Denunciávamos as perdas que acumulamos no (des)financiamento da ciência, da pesquisa e da Universidade pública e conjugávamos, com todas as forças do nosso desejo de mudanças, o verbo “esperançar”. Por meio da luta construímos as saídas para a retomada dos direitos, do processo democrático, e acima de tudo, das reconquistas dos direitos perdidos ou devastados pelo governo e pelo congresso nacional de Platão. Continuamos lutando e esperançando por novos rumos e novos tempos anunciados de que no próximo editorial (set/dez de 2022) pudéssemos escrevê-lo de outro lugar político. É deste lugar que hoje escrevemos a apresentação ao n.31 do volume 14 (set-dez) de 2022.
Estamos sob o impacto de uma mudança política importante, mais em especial, esperamos que, desde nosso lugar de fala, possamos ter uma outra dimensão valorativa para a Pesquisa, a Universidade, a Ciência e a Educação de forma mais ampla. O Brasil elegeu Luiz Inácio Lula da Silva para um terceiro mandato esperando que seu governo restabeleça os processos democráticos, os direitos borrados pelas políticas necrófilas do governo do turno o qual deixará o posto, assim esperamos, em primeiro de janeiro de 2023.
Com estas auspiciosas perspectivas para nossa lida profissional e acadêmica a equipe editorial da Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores está feliz por poder apresentar ao leitores um número da revista com um tema de dossiê de relevante reflexão para o campo da Formação de Professores - “Formação docente: as interfaces com a saúde e as tecnologias”, elaborado pela Rede Mineira de Educação e coordenado pelas colegas Profa. Dra. Rosa Maria da Exaltação Coutrin (UFOP) e Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim (UNIMONTES), reunindo pesquisadores/as desta região do Brasil em torna da temática proposta trazendo ao público-leitor resultados de pesquisas e discussões sobre temas relacionados à formação docente às relações entre docência saúde e tecnologias. Questões estas que interrogam a formação docente na interface com as áreas da saúde, tendo como pano de fundo a intensificação do trabalho docente, mediado pelas tecnologias em tempos pandêmico e pós-pandêmico. O dossiê oferece ao leitor uma abordagem da temática em interface com a saúde abordadas a partir de variados aspectos e espaços de pesquisas.
Este número conta com quinze (15) artigos, destes, sete(7) compõem o Dossiê “Formação Docente: Interfaces com a Saúde e Tecnologias” sendo o primeiro uma apresentação sistemática do tema no conjunto dos textos aprovados para este dossiê e os demais, oitos (8) compõem a sessão artigos da demanda espontânea. É importante registrar que a concentração de artigos na região sudeste (8) deve-se ao fato da composição do dossiê ter sido proposto e elaborado pela Rede Mineira de Educação. Todavia, os demais artigos demonstram um panorama nacional de resultados de pesquisas sobre o campo da formação, assim representados: (1) da região norte, (2) da região nordeste; (1) centro-oeste; (2) região sul e (7) região sudeste. Neste número publicamos dois (2) artigos de pesquisadores internacionais (1) de Portugal e (1) Chile/México.
Esperamos que este número proporcione um relevante aporte para os/as pesquisadores(as) do campo da formação de professores.
A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao segundo quadrimestre de 2022 - número 30, do volume 14 (maio-agosto) de 2022.
No primeiro número do ano tratamos no editorial da conjuntura e também das fagulhas de esperanças que estavam anunciadas com as eleições majoritárias neste ano com as possibilidades de mudanças nos rumos do país, uma vez que estamos em período eleitoral de muitas disputas entre dois modelos de sociedade bastante distintos. Continuamos lutando e esperançando por novos rumos e novos tempos. Esperamos que no próximo editorial (dezembro de 2022) possamos escrevê-lo de outro lugar político. A palavra-chave é esperançar, sem, naturalmente, esquecer que a luta continua!
Neste número a profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre me acompanhou na editoria e estamos felizes por poder apresentar ao público leitor um número potente sobre o tema do Estágio Supervisionado. O Dossiê, “Estágio Supervisionado e Políticas Públicas de Formação Prática: implicações e repercussões para a formação de professores” coordenado pelos colegas do GT 8 –Profa. Dra. Andréia Nunes Militão (UFGD/UEMS) e Prof. Dr. Samuel de Souza Neto (UNESP), que compõe este número com 12 artigos, teve o intuito de provocar um grande chamamento para um debate sobre um componente curricular muito importante para a formação e que, como objeto de estudo vinha perdendo vigor nas pesquisas do GT, embora continue como tema forte de pesquisa e reflexão no campo da Didática. Neste sentido, o Dossiê recebeu uma grande quantidade de artigos e por isso este número composto de quatorze (14) artigos, doze (12) do referido Dossiê e dois (2) artigos da demanda espontânea, o torna quase um número monográfico sobre o tema do Estágio Supervisionado. Os artigos apresentam resultados de pesquisas que colaboram para avançarmos nas discussões sobre sua importância para a formação e sobre os embates atuais provocados pela reforma educacional que vem sendo implantada a todo custo no campo da formação de professores e que desconsideram os projetos de formação das instituições formadoras e os processos formativos em parceria com a escola. Esperamos que os colegas da área tenham aqui uma boa referência sobre esta temática.
O primeiro artigo desta edição, de autoria dos coordenadores do referido dossiê, apresenta um texto de fundamentação teórica e epistemológica sobre o tema entrelaçando comentários dos demais artigos. Cabe-nos, portanto, na condição de editores da revista, apresentar tão somente os dois artigos da demanda espontânea que compõem este número. Trata-se de dois trabalhos de um tema que estamos publicamos pela primeira vez na Revista, a formação docente e os aportes da neurociência e que nos alerta para a necessidade de prestarmos mais atenção nesse aporte, pois ainda é um tema muito discutido e pouco aprofundado, conforme indicam os artigos desse número. Embora a revista, em outras ocasiões, já tenha recebido submissões sobre a temática, os textos não alcançaram a aprovação pelos pares acadêmicos ad hoc avaliadores, conforme os critérios de Double Blind Peer Review que a Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores adota.
O primeiro artigo, Neurociência e a formação docente: Prevalência de mitos em licenciados e professores no ensino de ciências. Um estudo de caso no Distrito Federal é fruto de pesquisa realizada na universidade de Brasília no período da Pandemia de COVID-19 que se propôs a avaliar o conhecimento sobre o cérebro entre Professores de Ensino de Ciência em formação e de professores em exercício na cidade de Brasília. Os resultados da pesquisa apontam que ainda é pequenoo conhecimento relacionado a neurociência entre educadores e pouco elaborado cientificamente.
O segundo artigo, de autoria de um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto apresenta resultados de uma pesquisa tomando como situação empírica um curso colaborativo denominado Multiplicadores, em uma formação continuada de professores, ocorrido durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia do COVID-19. As aulas e discussões abordaram temas sobre Neurociência e Educação, Ensino e Aprendizagem no contexto da pandemia, com o propósito de promover uma reflexão sobre a prática docente em regime de ensino remoto, tendo como preocupação de reflexão a Neurociência como apoio a prática docente e a educação inclusiva.
Esperamos que este número traga um relevante debate para o campo da formação de professores.
Boa leitura
Atenciosamente,
José Rubens Lima Jardilino
Magali Aparecida Silvestre
A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao primeiro quadrimestre de 2022 - número 29, do volume 14 (janeiro – abril) de 2022. O ano de 2022 se inicia num misto de ressaca do acúmulo de desgastes enfrentado nos últimos dois anos, em termo político, econômico e social, em prol de preservar, minimamente, alguns direitos inalienáveis da pessoa humana que nos quiseram solapar. Estamos numa maratona correndo para evitar que destruam todas as conquistas em termos de educação, saúde, trabalho, alimentação e moradia - cidadania...enfim, direitos a uma vida digna. Por outro lado, se inicia um ano de eleição majoritária no Brasil – prelúdio de esperança, e com isso reascende, não só a esperança, mas a disposição de lutar na busca de construir as condições político-sociais que restaure a democracia, no que diz respeito às instituições, os valores humanos e a dignidade dos brasileiros. 2022 será “tempo de luta” de militância aguerrida para jogar fora todo entulho fascista que sobreveio a “pátria amada”. Em linguagem freireana será tempo de “esperançar”, verbo que ecoou nas comemorações do centenário de nascimento de Paulo Freire e animou as ações e lutas com fins a construir condições materiais, minimamente necessárias, as nossas utopias de redemocratização e de mudança. Relembrando o velho Gramsci reconstituir as relações e o diálogo possível entre sociedade civil e sociedade política, quiçá, restaurar os lampejos de democracia nesta terra “brasilis”. Como democracia não é um estado perene, dado, mas algo em construção – como uma utopia, façamos de 2022 um ano de preparação para a retomada da democratização da nação interrompida com o golpe parlamentar de 2016.
Esse número especial “Marli André – a pesquisa qualitativa em educação e formação de professores”, tem por finalidade expressar o reconhecimento da comunidade de pesquisadores em educação e do Grupo de Trabalho – GT 8 (Formação de Professores), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd Nacional, quanto às contribuições teórico-metodológicas de Marli André para a pesquisa em Educação e para o campo da formação de professores.
Entre as muitas homenagens aqui prestadas, pesquisadores brasileiros que conviveram com Marli André em projetos de pesquisa, órgãos de fomento, associações de pesquisadores, e ainda como orientandos, expressam seu tributo de reconhecimento das parcerias estabelecidas na realização de pesquisas em educação, e em especial em formação de professores.
Acentuamos esta edição especial será dedicada a trajetória de Marli André em sua atuação de colaboração e cooperação na ANPED. Ressaltado que a trajetória da autora está amalgamada na própria história da associação. Sua atuação e participação intensa fortalecem seu reconhecimento por essa comunidade de intelectuais e pesquisadores. Na ANPED Marli Andre foi membro da diretoria em seus conselhos, realizou conferência de encerramento e foi coordenadora de GT. Marcadamente, no GT 08 Formação de Professores, Marli dedicou-se intensamente e sua presença qualificava as muitas ações das quais participou como: comunicações nas reuniões nacionais e regionais, realização de mini curso, trabalhos encomendados, parecer em trabalhos, participação na organização das reuniões sugerindo assuntos a serem discutidos, pesquisadores a serem convidados, além de presença cativa durante a realização das reuniões contribuindo com os pesquisadores com sugestões e observações.
Registramos seu intenso compromisso nos Simpósios dos Grupos de Pesquisa em Formação de Professores desde o momento das primeiras conversas sobre sua criação, suas considerações expressas de modo arguto e perspicaz nas análises, compondo o comitê avaliador. Suas densas ponderações nas sessões de encerramento dos grupos de pesquisa são contribuições preciosas no compósito do campo de formação de professores e para a formação em pesquisa.
Destacamos, também, no Gt de Formação de Professores o seu forte apoio à criação da “Formação Docente” – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Desde as primeiras conversas Marli sempre presente sugerindo para a definição do escopo da revista, compondo o Comitê Consultivo Editorial, realizando avaliação dos artigos e, em especial, publicando artigos.
As contribuições de Marli André não são restritas à Anped e ao GT 08 Formação de Professores, são sim amplas em diferentes instituições universitárias na graduação e na pós-graduação, como pesquisadora, professora, orientadora, coordenadora, membro de diretorias, comissões, uma vida acadêmica intensa. Além disso, atuou em órgãos de fomento, fundações de pesquisas, órgãos governamentais, entre outros. A intensidade de sua contribuição é inegável para a pesquisa, para a ciência, para a gestão e para a formação de professores e pesquisadores. Assim, os artigos aqui publicados constituem testemunhos dessa trajetória ímpar na pesquisa em educação.
Participam deste número especial Menga Ludke, com uma homenagem especial, Reverberações da nossa Estrela Marli André. Menga e Marli desenvolveram uma parceria intensa na vida, em projetos de pesquisa, em publicações e debates da área. Em seu artigo, Menga Ludke explora aspectos da trajetória escolar e profissional de Marli André pouco divulgados e que revelam as bases de todo o seu envolvimento com a área da Educação e da pesquisa qualitativa. Destaca, em especial, a preocupação de ambas com a busca de uma concepção de pesquisa que acolhesse novas estratégias e modalidades e que ampliasse o modo de ver a pesquisa em educação e na formação de professores.
Em seguida Lucidio Bianchetti apresenta uma entrevista realizada com Marli André. Como indica o autor a entrevista foi desenvolvida a partir de um roteiro organizado dentro de três eixos: formação e carreira do líder; sua condição de líder do Grupo (tempo, liderança, atuação); e seu entendimento sobre três questões centrais, a saber: como avalia a importância do Grupo no processo de formar orientadores? Em que indicadores sustenta a sua avaliação? Considera o grupo de pesquisa como um locus de formação e de atuação de orientadores? A entrevista, foi feita nas dependências da PUC/SP, no dia 11 de agosto de 2017, com duração de 1h15min. Após transcrita, foi encaminhada à professora Marli que a revisou. Assim, consideramos essa entrevista como um depoimento precioso para compor este dossiê.
Na sequência, Bernadete Angelina Gatti, também companheira de pesquisas e labutas acadêmicas, traz em seu artigo reflexões resultantes dessa vivência e questões relacionadas ao emprego dos métodos qualitativos na pesquisa em educação e na formação de educadores. Destaca os diálogos mais diretos com Marli, especialmente os relacionados aos desafios teóricos e metodológicos enfrentados em estudos de larga escala nas pesquisas de campo e estudos de caso. Explora outros temas caros à pesquisadora: a concepção de professor-pesquisador e a ideia de pesquisa como formação.
O texto de Maria Rita N. S. Oliveira, resultado de marcas da longa convivência com Marli André, aborda aspectos da sua obra que revelam seu compromisso com uma educação socialmente referenciada, na Didática e na Formação de Professores. Destaca princípios e valores com os quais construiu seu trabalho, particularmente nesses dois campos. Explora o conjunto da sua produção intelectual como fonte para o contínuo desenvolvimento do conhecimento científico teórico-prático. Sintetiza e analisa os principais aspectos dessa produção: Coerência no compromisso com a inclusão educacional; Pesquisa como fator de organicidade e a interação entre Didática e Formação de Professores; Ênfase na pesquisa etnográfica e Participação expressiva na constituição histórica da Didática e da Formação de Professores e os estudos integrativos
Eurize Caldas Pessanha, como pesquisadora do campo da História da Educação, apresenta a partir da organização da produção bibliográfica de Marli André, como conceitos, temáticas, referências, relações, cruzamentos e ausências são evidenciados e revelam as contribuições e a trajetória de sua participação destacada e significativa em todas as etapas da história da pesquisa educacional e da produção do conhecimento sobre a educação no Brasil. Pelo legado deixado, pelas ideias disseminadas e influências para áreas de Didática, Prática e Formação de Professores e para a Pesquisa Qualitativa, a pesquisadora traz evidências do que chamou “o legado da mulher intelectual Marli André”.
Maria do Céu Roldão que destaca suas interações com Marli estabelecidas há quase 30 anos, iniciadas num congresso da AFIRSE, realizado na Universidade de Lisboa. Diz a autora que neste encontro “foi o início de uma profunda amizade e de uma colaboração regular que me liga a ambas, no caso de Marli tragicamente interrompida no início deste ano de 2021. Este texto, que lhe dedico, procura carregar em si muito do que aprendi com ela, textos que produzi a pedido dela no Gt8 da ANPEd em que me honrou com seus frequentes pedidos de colaboração, ideias – muitíssimas – que aprofundámos juntas, debatemos e ampliámos.”
Pura Lúcia Oliver Martins e Neuza Bertoni, para seu artigo, selecionaram um conjunto de artigos publicados em diferentes periódicos nacionais para situar os caminhos percorridos por André. Destes textos destacam os problemas apontados a serem superados na produção de conhecimentos sobre a pesquisa qualitativa e os inúmeros desafios que a pesquisadora destacou em sua trajetória, especialmente aqueles decorrentes das dúvidas e soluções identificadas na formação de pesquisadores da área da educação.
Emilia Freitas de Lima, nas contribuições da professora Marli André para a produção de conhecimento sobre professores iniciantes, destaca as principais produções acadêmicas da homenageada sobre o estudo dos professores iniciantes. Para a composição do texto, Lima considerou todas as produções de Marli André sobre o assunto, em especial as discussões relativas à elaboração de políticas públicas, em que se evidencia a crítica às autoridades governamentais e das agências de fomento à pesquisa por alegarem a ausência de contribuição de pesquisadores e pesquisadoras brasileiras para com os professores iniciantes que carecem de programas de apoio para sua inserção e atuação profissional, como bem destacam os estudos e investigações.
Romilda Teodora Ens que juntamente com sua orientanda Jaqueline S. Oliveira Nagel, sublinham as contribuições de Marli André quanto aos sentidos e significados expressos num conjunto de obras direcionadas a apontar a relação entre a pesquisa e a formação de professores como “constantes sociais” que contribuíram para a definição do campo da formação de professores e formação de professores no Brasil. As autoras também destacam a participação de Marli André no Congresso Nacional de Educação – Educere, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), nas edições de 2004 a 2019.
Ao finalizarmos esta apresentação deste número especial da RBPFP, expressamos nosso profundo agradecimento à Marli, por sua amizade, companheirismo, acolhimento. Marli nosso arrimo na formação para a pesquisa, para a compreensão dos processos teóricos metodológicos necessários à investigação, nossa orientadora instigando para a reflexão sobre as problemáticas e desafios da área da educação e sobretudo do campo da formação de professores.
Agradecemos aos(as) pesquisadores(as) que carinhosamente acolheram o convite para contribuir com a realização desta leitura do legado acadêmico da profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e convidamos os (as) leitores(as) para esta inserção na obra da autora homenageada.
Coordenação Editorial
Joana P Romanowski
Márcia Hobold
Laurizete Ferragut Passos
A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com a Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao segundo número do ano de 2021(maio-agosto de 2021), número 27, do volume 13.
Nas edições anteriores nestes tempos de pandemia estamos localizando “territorialmente” o lugar de onde falamos e realizamos o nosso trabalho em meio as condições sócio-política, psíquicas e emocionais nas quais nos encontramos neste início de século e milênio, 2021. Boaventura em sua obra mais recente publicada (2021) “o futuro começa agora: da pandemia à utopia”, um vigoroso ensaio sobre a sociedade pós-pandemia, seguindo Hobsbawn nos faz refletir sobre o início das épocas, séculos e milênios, ao afirmar que: “os séculos nunca começam no dia 1º de janeiro do primeiro ano de cada novo século. Começam quando imprimem sua marca no mundo, ou seja, quando inscrevem a sua aura ou o seu trauma específico nos corpos de vasta camada da população em diferentes partes do mundo” (p.16). Neste sentido podemos pensar que o século XXI está nascendo agora após 20 anos de sua proclamação.
Esperamos que o ensaio de Boaventura esteja nos apontado saídas. Estamos no meio do ano de 2021, hoje enquanto escrevo este editorial já são 547.134 mortos pelo Covid-19 no Brasil. Mas a boa notícia que temos nesta edição, é que estamos em uma escala descendente e os dados da média de mortes vem caindo neste meio do ano, hoje estamos a -17 na média móvel de mortes. Quiçá possamos pensar na utopia de um novo ‘projeto-mundo’ para superar a narrativa do medo rumo à narrativa da esperança. Ainda que a imunização esteja lenta em nosso país, o quadro, no que diz respeito ao começo do fim da pandemia, parece ser mais animador, no que pese aos desastrosos encaminhamentos políticos, em especial os da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) sobre o crime causado à população, que se encontra em lentidão, manipulada pelas forças da direita necrófila, mesmo com sobejas provas dos erros maléficos e intencionais do executivo e seu rebanho. E la nave va (Fellini )
Como afirmávamos na apresentação anterior, apesar deste cenário de horror que continua a nos marcar com o “anjo da morte”, no meio deste ano (2021) avistamos sinais de luzes no fundo do túnel. Apresentamos este número sob o signo da esperança.
Neste segundo número (27) do volume (13) de 2021(maio-agosto), publicamos um corpus de nove (9) artigos de demanda espontânea, que nos convida a reflexão sobre a formação de professores nas áreas da Educação Física, na área do Ensino (Química e Matemática) e das Ciências Sociais. Este número conta com dois artigos internacionais – o primeiro com publicação bilingue (inglês/português) vem das relações acadêmicas Alemanha/Brasil, discutindo novas abordagens do currículo na formação de professores na área da Educação Física. O segundo, publicado em espanhol, uma discussão sobre o pensamento matemático na formação de docente na Colômbia.
Os demais artigos distribuídos entre as regiões Sudeste (5), Nordeste (1) e Sul (1) aprofundam temas relacionados a formação dos professores nas áreas da Educação Física, Sociologia (EM), Química, e um texto sobre metodologias ativas com uso de tecnologias digitais complementa o debate deste número que ora apresentamos.
Desejamos boa leitura.
A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com a Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao primeiro quadrimestre de 2021(Janeiro-Abril de 2021), número 26, do volume 13. E, certamente poderia repetir a introdução da publicação do difícil ano de 2020, na qual registrei
“o mundo enfrenta uma crise sanitária em função da Pandemia do Covid.19. Chegamos ao final do ano e os prenúncios sobre uma vacina, são animadores, mas por outro lado, no Brasil, além da crise sanitária enfrentamos uma crise política e econômica em que setores do governo central atacam a Ciência e a Educação de maneira a vilipendiar todas as conquistas até aqui alcançadas. São tantas perdas que certamente este editorial não comportaria as questões urgentes que temos para debater no campo social, político e econômico. Incluiremos, pois somente algumas notas do presente momento no campo educacional” (v.12, n25, p.9)
Iniciamos o ano de 2021, com o aprofundamento das crises – sanitária, econômica e política. Nada mudou, o país está submerso nas trevas, quase 300.000 mortos, colapso no sistema de saúde...os experimentos genocidas continuam, lamentavelmente.
A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com a Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao primeiro quadrimestre de 2020 - número 25, do volume 12 Setembro- Dezembro de 2020.
Trata-se do último número do volume 12 do difícil ano de 2020 em que o mundo enfrenta uma crise sanitária em função da Pandemia do Covid.19. Chegamos ao final do ano e os prenúncios sobre uma vacina, são animadores, mas por outro lado, no Brasil, além da crise sanitária enfrentamos uma crise política e econômica em que setores do governo central atacam a Ciência e a Educação de maneira a vilipendiar todas as conquistas até aqui alcançadas. São tantas perdas que certamente este editorial não comportaria as questões urgentes que temos para debater no campo social, político e econômico. Incluiremos, pois somente algumas notas do presente momento no campo educacional. Finalizamos este fatídico ano com a sensação de que teremos pelo menos algo a comemorar no setor educacional – a aprovação do FUNDEB, que depois da trama realizadas pela Câmara dos Deputados na regulamentação do FUNDEB, neste início de dezembro o Senado aprovou o texto original, evitando assim um verdadeiro retrocesso para educação básica. Neste governo a educação pública brasileira sofre profundas ameaças justamente por aqueles que a deveriam defendê-la e garantir uma educação de qualidade à população por meio das redes públicas de ensino.
A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao segundo quadrimestre de 2020 - número 24, do volume 12 maio - agosto de 2020.
Este segundo número de 2020 apresenta uma discussão inédita nas páginas da RBPFP – trata-se do dossiê com um tema palpitante abrindo um debate sobre os temas de Gênero e Sexualidade na/para a Formação Docente. Organizado por duas pesquisadoras de renome internacional nos seus respectivos campos de estudos. Margareth Diniz (no campo da Psicanálise e Educação) nossa colega do GT8 e a Dra Ana Guil da Universidade de Sevilla (pesquisadora no campo dos Estudos de Gênero).
Os artigos referentes ao Dossiê que abrem este número conta com a colaboração de colegas da América Latina e Europa e serão apresentados oportunamente no artigo introdutório que contextualizam as temáticas (Gênero e Sexualidade) no campo da Formação Docente da autoria das pesquisadoras convidadas para coordenar o referido Dossiê.
A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao primeiro quadrimestre de 2020 - número 23, do volume 12 Janeiro-abril de 2020.
Este primeiro número de 2020 traz um dossiê sobre políticas de formação de professores na América Latina, organizado pelas Professoras Regina Magna Bonifácio Araujo e Célia Maria Fernandes Nunes que apresentam no primeiro artigo dessa publicação as motivações da organização do referido dossiê sobre temática tão relevante internacionalmente no campo da Formação de Professores.
As reflexões aqui contidas abrem perspectivas para pensarmos, em nível continental, uma pesquisa sobre o tema da “universitarização” como política da formação de professores na América Latina. Quais as contribuições que essas experiências já vivenciadas em alguns países trazem para o debate sobre o tema? Quais desafios dos demais países que ainda permanecem no modelo de formação por meio de instituições não-universitárias enfrentam? As experiências na América do norte (Canadá e EUA) o que nos dizem sobre a formação de professores na universidade? Quais os avanços conquistados e quais retrocessos podem ser percebidos nessa caminhada? Certamente esse é um tema por demais relevante para o debate na Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Como tema emergente, esperamos de igual modo que ele seja alçado como demanda de pesquisa no campo da História da Formação de Professores, das Instituições formadoras e das Políticas de Formação no interior do GT 08 da Anped. Certamente, as várias experiências de Redes de Pesquisas sobre educação (Política, Formação, etc) nos países latino-americanos, incentivarão os pesquisadores do campo a se voltarem para pesquisas de referencias macro na área, a fim de nos indicar novas perspectivas sobre a Formação de Professores na América Latina y Caribe.
O Dossiê sobre políticas de formação de professores na América Latina apresenta seis (6) trabalhos que trazem uma reflexão sobre a temática desde um olhar da América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Perú e Uruguai. Os artigos estão apresentados no primeiro antigo de introdução da lavra das professoras Regina Araujo e Célia Nunes.
Por se tratar de um dossiê do cone sul, a revista solicitou artigos, por meio de demanda induzidas a investigadores dos campos da História da Educação e da Formação de Professores dos países do da América do Sul. Recebemos em tempo para a publicação deste número, duas contribuições: a primeira vem do Perú, uma contribuição do experiente investigador do campo da História, Dr. Elmer Robles, que escreve sobre formação inicial de professores, uma experiência de uma Escola Normal Urbana no inicio do século XX, no norte do Perú. A segunda contribuição vem do Chile de um grupo de investigadores do campo da Formação de Professores, coordenado pelo Dr Ilich Silva-Peña, membro do Conselho Editorial Consultivo da RBPFP, e trata sobre a formação do professorado no Chile no século XX.
Para finalizar esse número, temos um artigo de demanda espontânea que aborda tema já iniciado nesse periódico em um dossiê organizado no ano de 2019; Trata-se da questão étnico-racial na formação de professores, no qual o professor Marcelo Donizete, traz elementos de uma pesquisa realizada com os professores que exercem sua docência na modalidade educacional de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil na Rede Municipal de Escolas de Mariana, MG.
Esperamos que este número que ora apresentamos da Formação Docente –Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, seja relevante para o debate no campo, e possibilite a reflexão para os investigadores que atuam pesquisando sobre a Formação de Professores na América Latina.
A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 22, do volume 11 referente aperiodicidade de Setembro – Dezembro de 2019.
Para esse número que contamos com a publicação de um dossiê de pesquisas sobre as questões Étnicas Raciais na formação do Professor, organizado pelo Prof. Dr. Erisvaldo Pereira dos Santos, quem divide comigo a apresentação desta publicação. Desta forma os artigos que compõem esse número são reflexões de temáticas do referido dossiê e de artigos da demanda espontânea, oriundos de diversas da área da formação e do ensino.
A partir da promulgação da Lei Federal nº 10.639/2003, a qual alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394) para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e da instituição das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” pelo Conselho Nacional de Educação em 2004, nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil houve um incremento de projetos de pesquisa sobre as relações étnico-raciais e o problema do racismo no Brasil. O nosso dossiê sobre formação de professores e questões étnico-raciais traz cinco (5) trabalhos que são resultados de pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação nos estados de Minas Gerais, Maranhão e Pernambuco. Essas pesquisas têm como objetivo principal oferecer aportes teóricos, críticos e pedagógicos para a formação de professores. Além disso, os trabalhos nos oferecem um nível de conhecimento sobre os limites e os desafios da implementação das questões étnico-raciais no currículo escolar.
Reformulação dos Cursos de Licenciaturas no Brasil: Analises de algumas regiões.
A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 21, o segundo número do volume 11 que abrange a periodicidade de Maio-Agosto de 2019.
Este número apresenta artigos organizados em torno da discussão sobre as licenciaturas, portanto um número temático em que o foco incide sobre areformulação dos cursos de licenciatura. A proposição deste Dossiê “Reformulação dos Cursos de Licenciatura” traz para o debate os encaminhamentos institucionais desencadeados pela Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015, que dispõem sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
Consideramos de fundamental importância divulgar as iniciativas das universidades sobre as propostas em andamento de modo reforçar a pertinência de investigações sobre essas diretrizes e a socialização das propostas em torno dos cursos de licenciaturas de modo a fomentar o diálogo.
Os cursos de licenciatura constituem-se a formação básica do professor, portanto sua importância na profissionalização dos professores. Os artigos reunidos favorecem essa compreensão pois apresentam as reformulações desencadeadas em diferentes estados brasileiros.
A seguir apresentamos os artigos que compõem esse número da revista. Um dossiê com análise de algumas regiões do país: O artigo Reformulação de cursos de licenciatura na Bahia: interesses e desafios subjacentessitua a discussão da formação no bojo das políticas educacionais, considerando um contexto do sistema capitalista neoliberal. Retrocede as políticas dos anos de 1990, em que se firmam os governos neoliberais. Depois apresenta dados específicos da pesquisa realizada sobre reformulações naquele estado.
O segundo artigo Formação inicial de professores para a educação básica em uma universidade tecnológicaapresenta a evolução do processo de organização para a reformulação dos cursos de licenciatura na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
A reformulação dos cursos de Pedagogia neste mesmo estado é abordada no artigo Os cursos de licenciaturas em pedagogias das universidades públicas do Estado do Paranádestacando que os projetos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia das universidades públicas do Paraná pautam-se na formação do pedagogo, numa perspectiva de totalidade do trabalho pedagógico, prevendo a atuação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Magistério para a Educação Infantil; Gestão Pedagógica na Educação Formal e não-formal bem como atuação nos Magistérios de Matérias Pedagógicas.
O curso de Pedagogia também é alvo da pesquisa relatada no artigo Desafios da formação docente: o curso de pedagogia da faculdade de formação de professores (FFP/UERJ)trata-se de uma investigação exploratória que tem como objetivo compartilhar reflexões acerca do processo de reformulação do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ)
O exame de um curso de licenciatura no campo das artes é feito no artigo Formação do professor de dança: em análise o currículo do primeiro curso de licenciatura de Santa Catarina. O referido artigo discute a implantação do primeiro curso de dança na região sul, trazendo para o debate importantes elementos para a formação de professores no campo das artes (música, dança, teatro, artes visuais) para a educação básica. O artigo faz sua análise com base na legislação sobre o tema.
E artigo A formação docente na educação profissional e tecnológica no IFNMGestuda a formação do professor para esta modalidade de educação. Trata-se de pesquisa que analisou como acontece a formação dos professores que atuam como formadores nas diferentes modalidades e níveis de ensinoem especial no IFNMG/CampusJanuária.
A definição da direção do estudante pelo o curso de licenciatura é tratada no artigo A Escolha pela licenciatura em cursos com Área Básica de Ingresso (ABI)apresenta um estudo em que a escolha é realizada pelos estudantes no decorrer do curso. A pesquisa está ambienta no curso de Ciências Biológicas do sul do país e investiga as motivações da escola dos alunos pela licenciatura.
Deste modo, o dossiê expressa contribuições importantes para os cursos de formação básica dos professores considerando que a reformulação é um esforço para que as finalidades dos cursos superem as dicotomias da organização curricular, bem como estabeleçam articulação entre a formação e a prática docente e elevem o estatuto da profissionalização docente.
O dossiê é seguido de dois artigos do fluxo de submissões de artigos à revista. Ambos estão dentro da temática geral do dossiê. O primeiro trata-se de um estudo, a partir de trajetórias de educadores, sobre a sua formação inicial no curso de pedagogia e a preparação para atuação no ensino multisseriado. O segundo artigo trás a discussão sobre a formação do professor de Educação Física, a partir de um conteúdo pouco veiculado no campo da formação, a saber, a análise das representações do professor por meio das imagens utilizadas nos websites de sete universidades brasileiras.
Com esse corpus de trabalhos originados de pesquisas sobre a formação de professores no Brasil – Licenciaturas - apresentamos ao público a produção do referido campo, desejando boa leitura e que esse material possa auxiliar, inspirar as pesquisas e reflexões vindouras ou em curso neste campo de pesquisa no Brasil.
José Rubens Lima Jardilino
Joana Paulin Romanowski
A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 20, o primeiro número do volume 11 que abrange a periodicidade de Janeiro-Abril de 2019. O primeiro número de sua nova fase com periodicidade quadrienal.
Os artigos que compõem esse número são reflexões de temática diversas da área da formação e do ensino. Trata-se de um número que divulga uma série de pesquisa e estudos no campo do Ensino no campo da pedagogia, da formação em língua estrangeira para o ensino na educação de Jovens e Adultos e dois artigos que abordam a formação e o ensino na área da Saúde, um tema pela primeira vez visitado na revista. Seguido por textos que discutem temas sobre as licenciaturas, no estágio supervisionada e o PIBID e sobre a Formação de Professores para a Educação profissional. Finaliza esse número com um artigo em língua francesa da lavra da professora Thérèse Hamel, Québec, Canadá, pesquisadora da História da Educação e, em especial da história da formação de professores no Canadá, no qual traz uma reflexão sobre a transferência da formação de professores da Escola Normal para a universidade, vista a partir da ótica das professores religiosas do Québec no século passado.
Esse número de demanda espontânea apresenta uma boa distribuição dos trabalhos por região, contemplando a divulgação de pesquisas sobre a formação de professores e na área do Ensino em quatro das cinco regiões do Brasil, a saber, 1 da região nordeste, 2 trabalho do Centro-Oeste, 2 da região Sudeste e 4 artigos da região Sul, assim como 1 verbete da mesma região . Esse número traz também 1 artigo internacional. Os dez artigos estão assim distribuídos: 1. Estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em Química no Ensino Médio; 2.A formação pedagógica nos cursos de licenciatura da UFPB – repensando a prática como componente curricular; 3. Estratégias formativas do Programa PIBID no Estado de São Paulo: Os subprojetos de pedagogia em questão; 4. A construção de saberes docentes no contexto das ações formativas colaborativas; 5. Os conhecimentos de Didática na formação de professores; 6. Formação de Professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica; 7. Processos formativos de professores de inglês que trabalham na EJA- Educação de Jovens e Adultos; 8. Formação para a Docência na Educação Superior no campo da Saúde: Horizontes de Pesquisa; 9. Classe Hospitalar: Práticas pedagógicas desenvolvidas com Crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 10. La face cachée de la “Revolution Tranquille: l ecas de l’abolition des Écoles Normales vue à travers de regard des religieuses enseignantes au Québec- Canadá.
Este número inaugura a Sessão Verbete que se dedica a proporcionar uma ferramenta para pesquisando iniciantes sobre a Formação de Professores. A Comissão Editorial apoiou a criação dessa sessão (na mesma sessão de entrevistas) em virtude de demanda espontânea. A sua característica não será na perspectiva do verbete enciclopédico, mas numa abordagem conceitual do que já está consolidado no campo da Formação de Professores e profissão docente. Não tem a finalidade de ensaio suscitando novos debates, mas, sim de elaborar e divulgar os conceitos do conhecimento dado no campo.
Agradecemos atenção do leitor e o convidamos a leitura
_José Rubens Lima Jardilino_
A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 18, o primeiro número do volume 10 que abrange a periodicidade de janeiro-Julho de 2018.
O Conselho editorial executivo da revista tomou a decisão de publicar nos dois números de 2018, um dossiê divulgando um retrato/perfil dos grupos de pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil, elaborados pelos grupos que participaram do III Simpósio de Grupos de Pesquisas nesse campo do conhecimento na área da Educação e Ensino, realizado em Guarulhos em Outubro de 2016 e no qual participaram 42 Grupos de Pesquisa. Desta forma os dois números do volume 10 retratam uma fotografia da pesquisa em grupos consolidados sobre a temática.
Pela lavra de experientes pesquisadores do campo, o núcleo duro de sustentação do GT 08 da Anped, os textos aqui veiculados indicam como os grupos vêm desenvolvendo suas pesquisas, tema e subtemas, o quadro teórico sob qual orientam suas pesquisas, a natureza da investigação, as contribuições para o campo da formação de professores e as perspectivas teórico-metodológicas. Esse volume demonstra o acumulo do conhecimento sobre a Formação de Professores e, em especial, revelam uma grande rede de pesquisa no país sobre esse campo de conhecimento.
Os números 18 e 19 que compõem o volume 10 que comemoram os 10 anos de criação do periódico Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre a Formação de Professores (RBPFP) publicada pelo GT 08 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação em parceria com a Editora Autêntica.
O número 19 desse volume que ora apresentamos está composto de 8 artigos do dossiê acima mencionado e acrescidos de dois artigos internacionais da demanda espontânea. Trata-se do artigo El arte de la educación integral: Retos a la formación de Maestros de autoria das professoras Diana, Soto-Arango (UPTC), Edith Bernal (PUC Javeriana) que discutem a formação de professores na abordagem de uma educação humanística sob o modelo pedagógico de aprendizagem como arte em oposição à abordagem educativa instrucional do modelo pedagógico da educação programada. O Segundo artigo é da lavra do jovem professor da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, doutorando em Ciencias de la Educación pelo doutorado oferecido pela Rede de Universidades Públicas Colombianas – RUDECOLOMBIA, Ricardo Andrés Franco Moreno, no qual apresenta numa perspectiva história da formação de professores - Licenciados em Ensino de Ciências na Colômbia.
Agradecemos de forma especial a fidelidade do leitor e pesquisador nesses 10 anos de existência da Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores – Formação Docente e os convidamos a leitura deste número.
Edital para organização de dossiês da Revista Formação Docente – Revista Brasileira de...
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Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP), Belo Horizonte, MG, Brasil, e-ISSN:2176-4360
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