A produção acadêmica sobre Pesquisa-Ação em Educação no Brasil: mapeamento das dissertações e teses defendidas no período 1966-2002

Autores

  • Rinaldo Molina Universidade de São Paulo – USP
  • Elsa Garrido Universidade de São Paulo – USP
Abstract views: 1059 / PDF downloads: 743

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Pesquisa-ação colaborativa, Pesquisa-ação em educação

Resumo

Este artigo levanta a literatura sobre a produção brasileira em educação de investigações acadêmicas tipo pesquisa-ação. O estudo compreende duas partes. Na primeira, apresenta uma síntese conceitual sobre as tendências teóricas que influíram este campo de pesquisa no Brasil. Na segunda, apresenta o mapeamento das dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação em educação, de 1966 a 2002, salientando as instituições com maior experiência na área, os temas de pesquisa mais investigados e aqueles pouco explorados. Foram analisados 233 resumos; 68 abordaram experiências inovadoras conduzidas pelos professores em suas salas de aula, enquanto 165 foram pesquisas colaborativas. O ensino fundamental I foi o nível de ensino mais contemplado, e o ensino médio o menos pesquisado. Ciências e Matemática foram as disciplinas mais investigadas. No ensino Superior, houve menos experiências de pesquisa-ação nos cursos de formação inicial de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-05-15

Como Citar

MOLINA, R.; GARRIDO, E. A produção acadêmica sobre Pesquisa-Ação em Educação no Brasil: mapeamento das dissertações e teses defendidas no período 1966-2002. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 27–40, 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/11. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos