Profissão docente: desafios de uma identidade em crise
Palavras-chave:
Função de resistência, Profissão docente, Representações sociaisResumo
Este trabalho busca compreender tensões e desafios no campo da formação de professores, com o estudo de questões relacionadas às representações sociais de estudantes sobre a escolha pela profissão docente. Insere-se em um projeto maior, coordenado pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade na área da Educação (CIERS-Ed/Fundação Carlos Chagas/FCC), no quadro das investigações do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (FormAção/CNPq). Parte da problemática das representações sociais de estudantes dos cursos de Pedagogia e da Licenciatura em Letras, destacando aspectos relacionados aos desafios do trabalho docente e da profissão, com ênfase na aceitação e/ou resistência pela escolha da carreira docente. Os estudos registram a lógica da “resistência”, em suas relações com a lógica da “conformidade”, evidenciando a influência hegemônica de um grupo sobre o outro. Tal perspectiva reforça a importância de um olhar mais cuidadoso sobre as representações sociais de estudantes sobre o trabalho docente nos processos de formação, não só para problematizar questões em torno da profissão docente, mas também para compreender a dinâmica e os contextos sociais em que se expressam, ou seja, os espaços de formação e de produção e profissionalização docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.