Políticas de formação de formadores para educação de jovens e adultos (EJA) no plano nacional de educação PNE 2014-2024

Autores

  • Ada Augusta Celestino Bezerra
  • Márcia Alves de Carvalho Machado

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i14.133
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Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Formação de Formadores, Plano Nacional de Educação, Políticas Educacionais

Resumo

A formação de formadores representa antigo desafio e relaciona-se à eficácia das políticas educacionais implementadas pelo Estado brasileiro. O PNE constitui-se em importante instrumento para enfrentar os desafios impostos à área educacional, entre eles os da formação de formadores da EJA. O objetivo deste trabalho é analisar conquistas e perdas do processo coletivo que precedeu o PNE 2014-2024, suas contradições, desafios e possibilidades nas instâncias locais e estaduais, no que se refere à formação de formadores para a EJA. O foco recai na responsabilização das universidades e demais instituições de educação superior para com a formação do professor da EJA, nem sempre contemplada nos projetos pedagógicos das licenciaturas. A história demonstra a necessidade de priorização da educação básica, especialmente da EJA, frente às novas demandas do sistema educacional articulado que se quer construir com a participação ativa dos formadores de formadores num processo contextualizado e pertinente.

 

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

BEZERRA, A. A. C.; MACHADO, M. A. de C. Políticas de formação de formadores para educação de jovens e adultos (EJA) no plano nacional de educação PNE 2014-2024. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 65–82, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i14.133. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/133. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos