A formação no ensino superior: Quais trajetórias de formação têm os professores que formam professores para a escola básica?

Autores

  • Rejane Cavalheiro Universidade Federal de Santa Maria-RS
  • Silvia Aguiar Isaia UFSM/UNIFRA
  • Doris Pires Vargas Bolzan Metodologia do Ensino no Centro de Educação – UFSM.
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Palavras-chave:

Concepções de Formação, Docência Superior, Trajetória de Formação de Professores

Resumo

A pesquisa na qual o presente artigo se fundamenta insere-se na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do PPGE/UFSM e volta-se para o estudo das Trajetórias de Formação dos Professores que atuam nos cursos de Pedagogia da UFSM. Seu objetivo é investigar a trajetória de formação que esses sujeitos vêm construindo e qual a repercussão da mesma na formação de futuros professores de educação infantil e anos iniciais. Os docentes participantes, a partir de suas trajetórias formativas, indicam a necessidade do saber lidar com as incertezas inerentes à docência, alicerçados em um lastro teórico-prático que lhes permita dar conta das encruzilhadas desse caminho pontilhado de obstáculos, mas, contudo, prenhe de realizações.

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Publicado

2010-12-18

Como Citar

CAVALHEIRO, R.; ISAIA, S. A.; BOLZAN, D. P. V. A formação no ensino superior: Quais trajetórias de formação têm os professores que formam professores para a escola básica?. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 50–65, 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/18. Acesso em: 3 dez. 2024.

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