Grupo de Pesquisa Formação de Professores, políticas públicas e espaço escolar: compromisso com uma escola pública de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i18.183Palavras-chave:
Formação de Professores, Políticas Educacionais, Espaço EscolarResumo
Nosso objetivo neste artigo é apresentar o Grupo de Pesquisa “Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar”, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Presidente Prudente (SP). Este Grupo, ao longo destas duas décadas de existência no contexto educacional do oeste paulista, tem pautado sua atuação no compromisso com uma escola pública de qualidade para todos, tanto na docência quanto na pesquisa e extensão. O texto está estruturado em nove secções que abrangem a apresentação e histórico do GPFOPE, a perspectiva conceitual no qual se inscrevem as pesquisas de seus integrantes, bem como as temáticas e metodologias predominantes. Explicita a dinâmica de trabalho, as relações com outros grupos de pesquisa e a produção acadêmica e técnica de seus integrantes. Nas considerações finais traz os aspectos considerados como marcantes na sua trajetória e as perspectivas futuras de atuação.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
BEISIEGEL, C. R. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Liber Livro Ed., 2005.
CHAGAS, E. F. O método dialético de Marx: investigação e exposição crítica do objeto. Revista Síntese de Filosofia. Belo Horizonte, v. 38, n.120, p. 55-70, jan. abr. 2011. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2012/trabalhos/6520_Chagas_Eduardo.pdf Acessado em: 15 ago. 2018.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F.M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa.2ed.rev. Natal: EDUFRN, 2015.
CONTRERAS, J. Relatos de experiência, em busca de un saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 01, p.1-30, jan/abr. 2016.
CONTRERAS, J. Autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS, J. Experiencia, escritura y deliberaciòn: explorando caminhos de libertad em la formación didáctica del professorado. In: ALLIAUD, A.; SUAREZ, D. (coord). El saber de la experiência: narrativa, investigación y formación docente. Buenos Aires: Editorial FFL da Universidad de Buenos Aires; CLACSO, 2011. p . 21-60.
DI GIORGI, C. A. G. Uma outra escola é possível. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
DI GIORGI, C. A. G.; et. al. Necessidades Formativas de Professores de Redes Municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos. Cultura Acadêmica: São Paulo. 2010.
DI GIORGI, C. A. G.; et. al. Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 22, p. 1027-1056, 2014.
DI GIORGI, C. A. G.; LEITE, Y. U. F. L. A qualidade da escola pública, na perspectiva democrática e popular. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 30, p. 305-323, jul./dez. 2010.
FERREIRA, L. A. M. Estatuto da Criança e do Adolescente e o Professor: Reflexões na sua formação e atuação. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, P. Educação e mudança? 21 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11 ed. . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FÜRKOTTER, M.; et. al . O que a formação contínua deve contemplar?: O que dizem os professores. Educação e Realidade, v. 39, p. 849-869, 2014.
GHEDIN, E. Professor Reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 148-173.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
LEITE, Y. U. F. O Lugar das Práticas na Formação Inicial de Professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
LEITE, Y. U. F. Pesquisa-ação como espaço de formação de professores: análise de uma experiência vivida. In: PIMENTA, S. G.; FRANCO, M. A. S. (Org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. 2ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014, v. 2, p. 95-112.
LEITE, Y. U. F.; BETTIOL, C. A. O estágio supervisionado no curso de formação de professores indígenas: algumas reflexões. In: CAVALCANTE, M. M. D.; SALES, J. A. M. de; FARIAS, I. M. S. de; LIMA, M. S. L. (Org.). Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. 1ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2015, v. 04, p. 00601-00619.
LEITE, Y. U. F.; DI GIORGI, C. A. G. Saberes docentes de um novo tipo de formação profissional do professor: alguns apontamentos. Educação (Santa Maria. Online), Santa Maria, v. 29, n. 02, p. 135-145, 2004.
LEITE, Y. U. F.; et al. Responsabilidades educacionais dos municípios e compromisso da Universidade com a qualidade da Educação: uma experiência em andamento. Nuances, v. 17, n.18, p. 101-124, jan./dez. 2010.
LEITE, Y. U. F.; et. Al. Os diretores da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente- SP: perfil e concepções. Nuances, v. 20, p. 140-160, 2013.
LEITE, Y. U. F.; GHEDIN, E.; ALMEIDA, M. I. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber livros, 2008.
LEITE, Y. U. F.; LIMA, V. M. M. Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 31, p. 45-64, 2015.
LEITE, Y. U. F.; LIMA, V. M. M.; BETTIOL, C. A.; FERNANDES, P. T. B.; FERREIRA FILHO, J. Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-ação: das representações a reorganização escolar. In: NOVAES, A.; VILLAS BÔAS, L. e ENS, R. T. (Org). Formação de Professores: das políticas educativas a profissionalização docente. Curitiba: Champagna/PUCPRess; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2016. p. 269-296.
LEITE, Y. U. F.; LIMA, V. M. M.; BETTIOL, C. A.; FERNANDES, P. T. B.; FERREIRA FILHO, J. Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-ação: das representações a reorganização escolar. In: NOVAES, A.; VILLAS BÔAS, L. e ENS, R. T. (Org). Formação de Professores: das políticas educativas a profissionalização docente. Curitiba: Champagna/PUCPRess; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2016. p. 269-296.
LEITE, Y. U. F.; MILITAO, S. C. N.; LIMA, V. M. M. (org). Políticas Educacionais e Qualidade da Escola Pública. Curitiba: CRV, 2013.
LEITE, Y. U. F.; YAMASHIRO, C. R. C. A emergência da análise de necessidades de formação de professores: pesquisas afins. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 18, p. 63-80, 2013.
LEONE, N. M. A inserção no exercício da docência: necessidades formativas de professores nos seus anos iniciais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
MEIRA, V. R. A.; LEITE, Y. U. F. O que leva professores aposentados retornarem à docência. Nuances, v. 26, p. 219-233, 2015.
MEIRA, V. R. A.; LEITE, Y. U. F. Professores aposentados: quais os motivos para seu retorno à docência? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias de vida. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 11-30.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação (org). 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PAZ, F. M. da. Estatuto, plano de carreira e valorização do magistério público: um estudo dos municípios sedes das regiões administrativas do estado de São Paulo. Águas de São Pedro: Livronovo, 2014.
PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E; Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 20-62.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, E. A. da; LEITE, Y. U. F. Percepções dos professores dos Anos Iniciais de Álvares Machado sobre a utilização dos sistemas apostilados de ensino. Nuances, v. 26, p. 75-93, 2015.
SOUZA, E, C; ALMEIDA, J, B. Narrar histórias e contar a vida: memórias cotidianas e histórias de vida de educadores baianos. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. Pesquisa (auto) biográfica em rede. Natal: Ed. UFRN; Porto Alegre: Edipucrs; Salvador; Ed. UNEB, 2012.p.29-31.
YAMASHIRO, C. R. C.; LEITE, Y. U. F. Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente, SP: uma contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Série-Estudos (UCDB), v. 1, p. 187-199, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.