Direitos humanos e formação de educadores: Algumas reflexões

Autores

  • Elisabete Cardieri Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
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Palavras-chave:

Direitos Humanos, Formação de Professores, Prática Educativa

Resumo

O trabalho apresenta algumas reflexões relativas à inserção e à discussão sobre Direitos Humanos no processo de formação de educadores, particularmente no curso de Pedagogia. Assume como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, dialogando com alguns textos contemporâneos sobre Educação em Direitos Humanos (EDH) e documentos oficiais (do campo educativo) que contribuem para enfatizar a aproximação entre processo formativo e Direitos Humanos; apresenta, ainda, o relato de alguns aspectos do trabalho desenvolvido junto às alunas de Pedagogia. Considerando que a prática educativa se realiza a partir de concepções fundantes (antropológicas, sociológicas, éticas), a reflexão sobre os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos pode contribuir para a sensibilização e a formação de educadores atentos ao reconhecimento das condições necessárias para a vida com dignidade, bem como para a promoção de vivências que respeitem a diversidade humana e cultural.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

CARDIERI, E. Direitos humanos e formação de educadores: Algumas reflexões. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 23–32, 2011. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/28. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos