Avances y deudas pendientes en los intentos de transformación de las instituciones de formación docente en America Latina
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.295Resumo
Nos últimos vinte anos, mantivemos grandes expectativas sobre como outro tipo de instituição de treinamento poderia se tornar um arquiteto fundamental para promover e sustentar a inovação dos sistemas educacionais. Os processos de transformação da formação de professores na região tiveram múltiplos avanços, mas também sofreram reveses. Neste artigo, analisamos alguns desses processos, questionamos o conceito de inovação e tentamos propor alguns nós críticos para continuar pensando. Sabemos que existem muitos fatores que afetam as dificuldades na introdução de mudanças desejadas e desejáveis na formação de professores. Entre eles, a instabilidade política de nossos países, as tradições enraizadas no ensino e na formação de professores e as representações sobre a profissão são combinadas de diferentes maneiras, configurando cenários complexos e diversos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.