Avances y deudas pendientes en los intentos de transformación de las instituciones de formación docente en America Latina

Autores

  • Paula Alejandra POGRÉ Universidad Nacional de General Sarmiento. UNGS

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.295
Abstract views: 530 / PDF downloads: 342

Resumo

Nos últimos vinte anos, mantivemos grandes expectativas sobre como outro tipo de instituição de treinamento poderia se tornar um arquiteto fundamental para promover e sustentar a inovação dos sistemas educacionais. Os processos de transformação da formação de professores na região tiveram múltiplos avanços, mas também sofreram reveses. Neste artigo, analisamos alguns desses processos, questionamos o conceito de inovação e tentamos propor alguns nós críticos para continuar pensando. Sabemos que existem muitos fatores que afetam as dificuldades na introdução de mudanças desejadas e desejáveis ​​na formação de professores. Entre eles, a instabilidade política de nossos países, as tradições enraizadas no ensino e na formação de professores e as representações sobre a profissão são combinadas de diferentes maneiras, configurando cenários complexos e diversos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Downloads

Publicado

2020-02-21

Como Citar

POGRÉ, P. A. Avances y deudas pendientes en los intentos de transformación de las instituciones de formación docente en America Latina. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 21–32, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v12i23.295. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/295. Acesso em: 26 dez. 2024.