As contribuições do professor supervisor para a construção da identidade docente de licenciandos em ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.532Palavras-chave:
Professor supervisor. Identidade docente. Estágio curricular supervisionado.Resumo
A pesquisa objetivou compreender como os saberes da experiência do professor supervisor (PS) contribuem com a construção da identidade docente de licenciandos em Ciências Biológicas durante o período do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). O estudo é de caráter qualitativo. Participaram da pesquisa catorze licenciandos, e o instrumento de coleta de dados foi o questionário. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise do conteúdo proposta por Lawrence Bardin. Os resultados indicam que a participação do PS na construção da identidade docente do licenciando não se restringe a aspectos relacionados à prática docente, no momento do ECS. Esta colaboração vai além, pois o estagiário tem contato com as dimensões científica/técnica, política, ética e estética da profissão. Nesse sentido, entendemos que os cursos de formação inicial devem dar especial atenção às discussões que problematizem as condições do trabalho docente e estimulem a valorização do PS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.