Formação para e na docência no ensino superior

Estudo de caso fenomenológico em uma universidade federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.647
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Palavras-chave:

Formação e docência no ensino superior, Inserção profissional, Carreira docente universitária, Fenomenologia

Resumo

Objetivamos compreender como professores que iniciaram sua carreira no magistério superior numa instituição de ensino superior federal mineira elaboram suas trajetórias de formação e práticas docentes. Nesse estudo de caso, entrevistas semiestruturadas com 5 professores, selecionados intencionalmente, foram transcritas integralmente e analisadas fenomenologicamente. Os resultados explicitam lacunas pedagógicas, aprendizagem na prática e centralidade dos sentidos individualmente apreendidos. Concluímos que tornar-se professor universitário envolve elaborar um percurso contínuo de crescimento e reflexão sobre a própria atuação.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

LIMA, J. A. .; CARDOSO, C. de R. D.; LEITE, R. V. Formação para e na docência no ensino superior: Estudo de caso fenomenológico em uma universidade federal. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 77–90, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i31.647. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/647. Acesso em: 21 dez. 2024.