A formação inicial de professor: considerações sobre o programa de licenciaturas internacionais

Autores

  • Marielda Ferreira Pryjma
Abstract views: 323 / PDF downloads: 221

Palavras-chave:

Formação Inicial, Inserção Profissional, PLI, Programa de Licenciaturas Internacionais

Resumo

A formação de professores e as políticas de incentivo à formação docente têm sido recorrentes no contexto brasileiro. O Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) ampliou as ações voltadas para a formação do professor. Este estudo relata o processo de acompanhamento de estudantes inseridos nesse programa e buscou analisar as condições de inserção ao PLI e quais foram as oportunidades de aprendizagem para a docência dos estudantes brasileiros. A pesquisa qualitativa e a análise de conteúdo permitiram a sistematização dos dados. Os resultados indicam que: a maior dificuldade para a inserção ao programa foi o domínio dos conteúdos da área específica; as metodologias de ensino solicitaram a participação dos alunos na construção do conhecimento; a rotina de estudo foi intensa; o ensino com pesquisa é uma realidade; viver “sozinho” oportunizou um crescimento pessoal; a adaptação à cultura portuguesa foi lenta e difícil; e o curso requer dedicação em tempo integral. A aprendizagem profissional significou a aquisição de uma postura de aprimoramento constante em busca de novos conhecimentos e habilidades para a atuação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, L.; LEITE, C.; SANTIAGO, E. Um olhar sobre as políticas curriculares para formação de pro-fessores no Brasil e em Portugal na transição do século XX para o XXI. Revista Lusófina de Educação, p. 119-135, 2013.

ALMEIDA, M. I. Ensino com pesquisa na licenciatura como base da formação docente. In: TRAVERSINI, C.; EGGERT, E; PERES, E; BONIN, I. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas.

Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

BRAGANÇA, I. F. A formação como “tessitura da intriga”: diálogos entre Brasil e Portugal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, p. 579 593, set./dez. 2012.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, Distrito Federal, Brasil. 18 fev. 2002.

BRASIL. Edital nº 135 - Programa de Licenciaturas Internacionais.17 jun. 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2013.

BRASIL. Edital nº 8 - Programa de Licenciaturas Internacionais. 7 mar. 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2013.

BRASIL. Edital Nº 8 - Programa de Licenciaturas Internacionais. 16 mar. 2011. Acesso em: 15 maio 2013. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/licenciaturas-interna-cionais/portugal>. Acesso em: 15 maio 2013.

BRASIL. Resultado do Edital 008/2011 - Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES/UC. 11 jul. 2011. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/licenciaturas--internacionais/portugal>.Acesso em: 25 jul. 2013.

BRASIL. Resultado do Edital 008/2012 - Programa Licenciaturas Internacionais. 14 jul. 2012. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/licenciaturas-internacionais/portugal>. Acesso em: 25 jul. 2013.

BRASIL. Resultado do Edital 035/2010 - Programa Licenciaturas Internacionais. 19 ago. 2010. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/licenciaturas-internacionais/por-tugal>. Acesso em: 25 jul. 2013.

BRASIL. Sinopse da Educação Superior. 2012. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/>. Acesso em: 15 maio 2013.

CAPES. Projeto PLI 99/2012: Da formação inicial à inserção profissional docente: um programa de acom-panhamento, orientação e desenvolvimento do processo formativo nas áreas de física e matemática.., Brasília, DF, 2012.

ESTEVES, M. Formar professores à altura dos desafios curriculares do nosso tempo. In: TORRIGLIA, P. L.; STEMMER, M. R.; CISNE, M.F.; ORTIGARA, V. Livro de Conferências do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Florianópolis: UFSC, 2011.

FERREIRA, J. B. Desafios curriculares e educação superior: algumas interrogações e reflexões. In: TORRIGLIA, P. L.; STEMMER, M. R.; CISNE, M.F.; ORTIGARA, V. Livro de Conferências do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Florianópolis: UFSC, 2011. FORMOSINHO, J. Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto, Portugal: Porto, 2011.

LEITE, C. Entre velhos desafios e novos compromissos, que currículo para a formação de professores? In: SILVA, A. M.; MACHADO, L. B.; MELO, M. M.; AGUIAR, M. Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na perspectiva da inclusão social. Recife: Endipe, 2006.

LUNKES, M. J.; ROCHA FILHO, J. B. A baixa procura pela Licenciatura em Física, com base em depoi-mentos de estudantes do Ensino Médio público do oeste catarinense. Ciência e Educação, 2011.

LUNKES, M. J.; ROCHA FILHO, J. B. A baixa procura pela licenciatura em físicacom base em depoimentos de estudantes do ensino médio público do oeste catarinense. Ciência e Educação, p. 21-34, 2011.

MARCELO, C. El professorado principiante. Barcelona, España: Octaedro, 2009.

MARCELO, C.; VAILLANT, D. Desarrollo profesional docente. Madrid, España: Narcea, 2009.

MARQUES, M. O. A formação do profissional da educação. Ijuí, RS; Brasília, DF: Ed. Unijuí; INEP; Ministério da Educação, 2006.

MASSABNI, V. G. Os conflitos de licenciados e o desenvolvimento profissional docente. Educação e Pesquisa, p. 793–808, dez. 2011.

PORTUGAL. Alunos matriculados do ensino superior. Base de Dados Portugal Contemporâneo; Fundação Manuel dos Santos. . Disponível em: <http://www.pordata.pt/>. Acesso em: 13 maio 2013.

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 43/2007. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básicos e secundário. Diário da República. Lisboa, Portugal. 22 fev. 2007.

SCHEIBE, L. Currículo e formação de docentes para a educação básica: as atuais determinações legais. In: TORRIGLIA, P. L.; STREMMER, M. R.; M. F. CISNE, M. F.; ORTIGARA, V. Livro de Conferências do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Florianópolis: UFSC, 2011.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

VEIGA, I. P. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 2009.

ZABALZA, M. Competencias docentes del profesorado universitario. Calidad y desarrollo professional. Madrid, España: Narcea, 2006.

Downloads

Publicado

2018-06-21

Como Citar

FERREIRA PRYJMA, M. A formação inicial de professor: considerações sobre o programa de licenciaturas internacionais. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 85–99, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/65. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos