A formação inicial de professor: considerações sobre o programa de licenciaturas internacionais

Autores

  • Marielda Ferreira Pryjma
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Palavras-chave:

Formação Inicial, Inserção Profissional, PLI, Programa de Licenciaturas Internacionais

Resumo

A formação de professores e as políticas de incentivo à formação docente têm sido recorrentes no contexto brasileiro. O Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) ampliou as ações voltadas para a formação do professor. Este estudo relata o processo de acompanhamento de estudantes inseridos nesse programa e buscou analisar as condições de inserção ao PLI e quais foram as oportunidades de aprendizagem para a docência dos estudantes brasileiros. A pesquisa qualitativa e a análise de conteúdo permitiram a sistematização dos dados. Os resultados indicam que: a maior dificuldade para a inserção ao programa foi o domínio dos conteúdos da área específica; as metodologias de ensino solicitaram a participação dos alunos na construção do conhecimento; a rotina de estudo foi intensa; o ensino com pesquisa é uma realidade; viver “sozinho” oportunizou um crescimento pessoal; a adaptação à cultura portuguesa foi lenta e difícil; e o curso requer dedicação em tempo integral. A aprendizagem profissional significou a aquisição de uma postura de aprimoramento constante em busca de novos conhecimentos e habilidades para a atuação docente.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

FERREIRA PRYJMA, M. A formação inicial de professor: considerações sobre o programa de licenciaturas internacionais. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 85–99, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/65. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

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Artigos