Interdisciplinaridade no ensino de ciências

Concepções de licenciandos em Ciências da Natureza e a influência do Programa Institucional de Residência Pedagógica da UNIVASF.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.650
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Resumo

Conhecimentos sobre interdisciplinaridade são pressupostos para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no ensino. Para que isso ocorra, é necessário incentivar a formação de licenciandos que tenham conhecimentos sobre o tema. Para isso, investigou-se as concepções de licenciandos em Ciências da Natureza sobre a interdisciplinaridade e a influência do Projeto de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Vale do São Francisco nessa formação interdisciplinar. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com a participação de dez licenciandos. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionário e entrevistas audiogravadas.  Esses dados foram transcritos e analisados através da análise de conteúdo. A pesquisa nos mostrou o avanço no que diz respeito à elaboração de práticas interdisciplinares, mesmo havendo algumas dificuldades. O Programa Residência Pedagógica contribuiu com a formação interdisciplinar dos licenciandos, apesar das dificuldades. 

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Publicado

2023-05-23

Como Citar

CONCEIÇÃO CORDEIRO, T. .; SOARES LEMOS SHAW, G. Interdisciplinaridade no ensino de ciências: Concepções de licenciandos em Ciências da Natureza e a influência do Programa Institucional de Residência Pedagógica da UNIVASF. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 87–104, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i32.650. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/650. Acesso em: 3 dez. 2024.