Estágio remunerado e formação de professores: quem ensina quem no programa residência educacional?

Autores

  • Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayam
  • Solange Aparecida da Silva Brito
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Palavras-chave:

Estágio remunerado, Profissionalização e precarização do trabalho docente, Residência educacional

Resumo

O texto aqui apresentado configura-se na síntese de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado que objetivou evidenciar as relações do estágio remunerado com os processos de formação, profissionalização e precarização do trabalho docente. Contou com revisão bibliográfica sobre os eixos temáticos ora anunciados e pesquisa de campo, a partir de análise documental e de análise de conteúdos dos documentos oficiais de regulamentação e de divulgação do Programa Residência Educacional, instituído pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. A revisão bibliográfica preconiza que os estudos sobre profissionalização e precarização do trabalho do professor demonstraram que os mesmos fatores que profissionalizam o trabalho docente favorecem sua precarização e, nesse sentido, o estágio remunerado tem sido mais um desses fatores. A partir da análise documental e de conteúdo pode-se perceber que a prática proposta no referido programa vem ao encontro da melhoria nos índices dos sistemas de avaliação de desempenho da aprendizagem dos alunos, em especial do SARESP, tendo como foco as escolas públicas estaduais que se apresentam como mais vulneráveis. O referido programa emprega à prática do estágio características de instrumentalização técnica, na medida em que os licenciandos desenvolvem ações a partir de um plano de atividades que esteja diretamente ligado às dificuldades de aprendizagem das turmas em que atuam. Oferece, ainda, apoio e auxílio aos professores titulares. A pesquisa indicou que o programa em questão não dialoga com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de licenciatura e que a ação do estagiário se encerra na finalidade do programa, voltado para a superação das dificuldades de aprendizagens dos alunos das escolas públicas estaduais.

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

NAKAYAM, B. C. M. S.; BRITO, S. A. da S. Estágio remunerado e formação de professores: quem ensina quem no programa residência educacional?. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 59–68, 2014. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/86. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos