SAÚDE VOCAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL BASEADA NA METODOLOGIA ACT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e770
Abstract views: 130 / PDF downloads: 92

Palavras-chave:

Formação de professores, Voz, Letramento científico

Resumo

Este é um recorte de uma pesquisa realizada com estudantes de licenciatura utilizando a metodologia ACT. Objetivou-se identificar se há pertinência para os estudantes de licenciatura quanto à formação em saúde vocal na metodologia ACT bem como refletir sobre a voz como instrumento de trabalho. A pesquisa utilizou como fonte de dados questionário e registro de diário de campo; participaram vinte e dois estudantes da graduação, do 3º ano do curso de licenciatura. Constatou-se que no processo de intervenção não havia histórico da realização de formação em Saúde Vocal e, por isso, demonstraram-se motivados a aprender, percebendo a relação entre ACT e a formação em Saúde Vocal pertinentes na sua futura profissão. Sugere-se, desta forma, a criação de um curso de formação inicial com tema saúde vocal baseado nas relações da metodologia ACT, que possa ser incluso na ementa do curso de licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ANUNCIATO, R. M. M. Narrativas de Professores, Processos Reflexivos e Profissionalidade Docente em uma Comunidade de Aprendizagem Online. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 61-73, maio/ago. 2023 61 Disponível em: <https://www.revformacaodocente.com.br>. Acesso em: 25/01/24. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.697

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 01-13, 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/epec/v3n2/1983-2117-epec-3-02-00122.pdf>. Acesso em: 25/10/22.

BEHLAU, M.; PONTES, P.; MORETI, F. Higiene Vocal: cuidando da voz– 5. Ed. – Rio de Janeiro: Revinter, 2017.

BEHLAU, M. Voz, O livro do especialista. Volume 2, Editora Revinter, 2019.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996

CARDOSO, V. F. Comparação das técnicas MFCC, PNCC e ZCPA na identificação de patologias relacionadas à voz, usando Redes Neurais Artificiais. Dissertação (mestrado)-Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói, 2023.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ANPED, n. 26, p. 89-100, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009

CHIMENTÃO, L. K. O significado da formação continuada docente. 4º CONPEF, Universidade Estadual de Londrina, 2009.

DRAGONE, M. L. Ocorrência de disfonia em professoras: fatores relacionados à voz profissional. Monografia de Especialização – Centro de Estudos da Voz. São Paulo, 1996.

DRAGONE, M. L. O. S. Voz do professor: interfaces e valor como instrumento de trabalho. 2000. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara., 2000. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/90345 >. Acesso em: 23/10/2022.

FERREIRA, L. P. Uma pesquisa, uma proposta, um livro: três histórias que se cruzam. In: Ferreira L. P. et al. Voz profissional: o profissional da voz. Carapicuiba, Pró-Fono Departamento Editorial, 1995.

FERREIRA, L. P. et al. Voz do professor: fatores predisponentes para o bem-estar vocal. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, 24(3): 379-387, dezembro, 2012.

GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa: Tipos Fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3. 1995. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 03/06/2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004

LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MALI. T. Um bom professor faz toda diferença. Rio de Janeiro: Sextante, 2013. 128p.

PENTEADO, R. Z. et al. Do Higienismo às ações promotoras de saúde: a trajetória em saúde vocal. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, 17(1): 9-17, abril, 2005. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11677/8404>. Acesso em: 25/10/2020.

PERES, M. R; Et Al. A formação docente e os desafios da prática reflexiva. Educação, v. 38, n. 2, maio/agosto. 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5902/198464444379>. Acesso em: 04/01/2023.

PIMENTA, S. G. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v.22, n.2, p.72-89, jul./dez. 1996. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579/36317>. Acesso em 20/02/2023.

PINHO, S. M. R. et.al. Músculos intrínsecos da laringe e dinâmica vocal. 3° edição. Rio de Janeiro. Thieme Revinter Publicações, 2019.

RODRIGUES, A. L. V. Impactos e impressões da qualidade vocal do professor no contexto de sala de aula. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em ciências fonoaudiológicas) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQANB3/1/disserta__o_corrigida_2.pdf >. Acesso em: 1/12/2023.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SCHWINGEL, T. C. P. G; ARAÚJO, M. C. P. Processos formativos docentes na promoção da saúde na escola. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 15, n.3, p. 604-625, set.-dez. 2022. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/46532/34431>. Acesso em: 1/12/2023. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a46532

SILVA, G.; ALMEIDA, A.; LUCENA, B.; SILVA, M. Sintomas vocais e causas autorreferidas em professores. Revista CEFAC, v.18, n.1, p.158-166, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-021620161817915

SOARES, E. Q. W.; PINHO, S. M. R.; ASSENCIO-FERREIRA, V. I. REFLUXO GASTROESOFÁGICO: Alterações Laríngeas e Disfonia na Criança. Rev CEFAC, 2001.

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

RANKEL, A. L. S.; MIQUELIN, A. F.; MACHADO, E. F. SAÚDE VOCAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL BASEADA NA METODOLOGIA ACT. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e770, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e770. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e770. Acesso em: 21 nov. 2024.