Formação continuada de professores de Matemática no estado do Paraná a partir do Projeto Folhas

Autores

  • Juliane Parcianello

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.141
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Palavras-chave:

Projeto Folhas, Formação continuada de professores de Matemática, Ensino de Matemática

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender as contribuições do Projeto Folhas para a formação continuada de professores de Matemática. Desenvolveu-se mediante análise de trinta Folhas, material com fins didáticos produzidos pelos professores da rede estadual de ensino, sobre o conteúdo estruturante Funções, e foi efetivada por quinze questionários com professores/autores. O levantamento e a interpretação dos dados se deu pela Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). O Projeto Folhas possibilitou aos professores de Matemática o acesso à pesquisa a fim de ampliarem seus conhecimentos, bem como a produção colaborativa de textos de caráter teórico e metodológico sobre os conteúdos curriculares direcionados aos alunos do ensino médio e incentivo à carreira profissional, por meio de pontuação para a progressão funcional. Foi uma proposta importante que se configurou como recurso didático e de formação continuada de professores. Proporcionou oportunidade de formação, por meio da produção escrita, do processo de validação e da utilização do material, tanto para o professor que o produziu quanto para o que faz uso do material didático.

 

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

PARCIANELLO, J. Formação continuada de professores de Matemática no estado do Paraná a partir do Projeto Folhas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 57–78, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i15.141. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/141. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos