Formação de professores e educação na prisão: construindo saberes, cartografando perspectivas

Autores

  • Elenice Maria Cammarosano Onofre
  • Camila Cardoso Menott

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.146
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Palavras-chave:

Formação de professores, Docência entre as grades, Educação de Jovens e Adultos na prisão

Resumo

 O artigo que se apresenta tem a intenção de tecer algumas reflexões sobre formação de professores que atuam em espaços de privação de liberdade, considerando a complexidade da tarefa pedagógica e os saberes necessários para o exercício da docência entre as grades. Inserida em um espaço repressivo, a escola na prisão deve potencializar práticas emancipadoras de educação e o professor se constitui como ator fundamental nesse processo. Com base em referenciais teóricos que abordam as particularidades do contexto prisional e a formação de professores, as reflexões propostas sinalizam a necessária formação específica na modalidade da EJA e de formação continuada, com momentos reflexivos de compartilhamento de experiências com os pares, de ambientação para lidar com as contingências do espaço e de práticas educativas embasadas nas vivências dos educandos e que contribuam para a construção de projetos de vida.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

ONOFRE, E. M. C.; MENOTT, C. C. Formação de professores e educação na prisão: construindo saberes, cartografando perspectivas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 149–162, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i15.146. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/146. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos