Processos de construção da autonomia docente: Análise do planejamento de uma abordagem temática com professores de Ciências da Educação Básica

Autores

  • D’Andréa Rosário Nogueira
  • João Ricardo Neves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i17.150
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Palavras-chave:

Autonomia Docente, Pequeno Grupo de Pesquisa, Formação de Professores de Ciências

Resumo

Este artigo trata da descrição do processo de construção conjunta de conhecimentos conceituais e do desenvolvimento de características de autonomia docente por professores participantes de um Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP) na escola. Para analisar os diálogos obtidos por meio de gravação em áudio de encontros desse grupo, nos pautamos principalmente nos referenciais sobre a autonomia docente em grupos de professores, além de trabalhos da linha de formação de professores de ciências. Essas análises foram realizadas por agrupamentos de categorias e sistematizam os conteúdos conceituais e os elemen-tos da autonomia docente desenvolvidos, em conjunto pelos professores, no processo de planejamento conjunto. Foi possível identificar momentos nos quais os professores vão compreendendo os elementos teóricos da questão–tema debatida, e ainda situações nas quais se pode afirmar a constituição de elemen-tos iniciais de autonomia docente. Assim, apontamos para o potencial da formação de grupos de pesquisa por professores na escola na elaboração de conhecimentos conceituais e na construção da autonomia dos docentes.

 

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

NOGUEIRA, D. R.; SILVA, J. R. N. da. Processos de construção da autonomia docente: Análise do planejamento de uma abordagem temática com professores de Ciências da Educação Básica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 29–52, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i17.150. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/150. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos