Observatório da Educação em Direitos Humanos (OBEDHUC) e a Formação de Professores no estado da Bahia aspectos institucionais, epistemológicos, metodológicos e éticos

Autores

  • José Cláudio Rocha

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i16.159
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Palavras-chave:

Observatório da educação, educação em direitos humanos, metodologias participativas, abordagens baseadas em direitos humanos, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Resumo

Este artigo relata a experiência do Observatório da Educação em Direitos Humanos (OBEDHUC) como a for-mação de profissionais da educação no estado da Bahia. Apresenta sua institucionalização como Laboratório de Pesquisa Aplicada em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (CHSSA) vinculado ao Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH), órgão suplementar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), criado pela Resolução CONSU/UNEB 1247/2016. Descreve sua missão, visão e objetivos destacando os principais aspectos epistemológicos e metodológicos do processo de formação de profis-sionais da educação. Trata dos fundamentos da educação em e para os direitos humanos, das abordagens baseadas em direitos humanos, da indissociabilidade entre pesquisa, extensão e ensino, com foco em prá-ticas educacionais inovadoras, entre outros temas. Por fim, apresenta os principais resultados obtidos pelo projeto e sua transição como laboratório de um Centro de Pesquisa.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

ROCHA, J. C. Observatório da Educação em Direitos Humanos (OBEDHUC) e a Formação de Professores no estado da Bahia aspectos institucionais, epistemológicos, metodológicos e éticos. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 13–26, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i16.159. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/159. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos