Observatório da Educação em Direitos Humanos (OBEDHUC) e a Formação de Professores no estado da Bahia aspectos institucionais, epistemológicos, metodológicos e éticos

Autores

  • José Cláudio Rocha

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i16.159
Abstract views: 426 / PDF downloads: 713

Palavras-chave:

Observatório da educação, educação em direitos humanos, metodologias participativas, abordagens baseadas em direitos humanos, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Resumo

Este artigo relata a experiência do Observatório da Educação em Direitos Humanos (OBEDHUC) como a for-mação de profissionais da educação no estado da Bahia. Apresenta sua institucionalização como Laboratório de Pesquisa Aplicada em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (CHSSA) vinculado ao Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH), órgão suplementar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), criado pela Resolução CONSU/UNEB 1247/2016. Descreve sua missão, visão e objetivos destacando os principais aspectos epistemológicos e metodológicos do processo de formação de profis-sionais da educação. Trata dos fundamentos da educação em e para os direitos humanos, das abordagens baseadas em direitos humanos, da indissociabilidade entre pesquisa, extensão e ensino, com foco em prá-ticas educacionais inovadoras, entre outros temas. Por fim, apresenta os principais resultados obtidos pelo projeto e sua transição como laboratório de um Centro de Pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

BOESEN, Jakob Lirkemann e MARTN, Thomas. Applying a rights-based approach: an inspirational guide for civil society. The Danish Institute e for Human Rights. Copenhagem, Dinamark, 2007.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Disponível em http://www.sdh.gov. br. Acesso em 15.09.2016.

BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), versões I, II e III. Disponível em http://www.sdh. gov.br. Acesso em 15.09.2016.

BRASIL. Resolução nº 01 que institui as Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos. CNE: Brasília. 2012.

PINO, Angel. Violência, Educação e Sociedade: Um Olhar sobre o Brasil Contemporâneo. Revista Educação e Sociedade. vol.28 no.100 Campinas Oct. 2007.

ROCHA, José Cláudio. A Reinvenção Solidária e Participativa da Universidade. EDUNEB, Salvador, Bahia, 2008.

ROCHA, José Cláudio. Guia de Educação em Direitos Humanos, UNEB, Camaçari, 2009.

ROCHA, José Cláudio. Metodologia da Pesquisa Para a graduação e pós-graduação presenciais e EAD: uma introdução à abordagem baseada em direitos. Editora Appris, Curitiba, 2012.

ROCHA, José Cláudio e ROCHA, Denise A.B.F. Metodologia para a Extensão em Educação em Direitos Humanos: Programa de Extensão Educação Jurídica Popular em Direitos Humanos – Construindo Redes de Educação Cidadã, Camaçari, UNEB, 2009.

ROMANO, Jorge e ANTUNES, Marta. Empoderamento e direitos no combate à pobreza. Rio de janeiro, ActionAid Brasil, 2002.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

ROCHA, J. C. Observatório da Educação em Direitos Humanos (OBEDHUC) e a Formação de Professores no estado da Bahia aspectos institucionais, epistemológicos, metodológicos e éticos. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 13–26, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i16.159. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/159. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos