Os movimentos reflexivos presentes nas pesquisas do núcleo UFMS no projeto em rede observatório da educação

Autores

  • Patrícia Sândalo Pereira

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i16.164
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Palavras-chave:

Formação Continuada, Observatório da Educação, Pesquisa Colaborativa

Resumo

Este artigo traz alguns resultados das primeiras pesquisas desenvolvidas no Núcleo UFMS vinculadas ao projeto de pesquisa em rede, aprovado no Edital 049/2012, do Programa Observatório da Educação da Capes, intitulado “Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste”. As pesquisas utilizaram, como referenciais teóricos e meto-dológicos, os pressupostos da pesquisa colaborativa, fundamentados em Desgagné (2007) e Ibiapina (2008). A pesquisa colaborativa diferencia-se de outras metodologias pelo seu caráter participativo, colaborativo e reflexivo, ou seja, tem uma dupla identidade: a pesquisa e a formação. Os resultados apontados nas pesqui-sas evidenciaram que a ação conjunta entre pesquisadores e professores da Educação Básica possibilitou movimentos participativos, colaborativos e reflexivos, possibilitando aos professores explorar e questionar os seus próprios saberes e práticas, além de propiciar o enfrentamento e a superação das necessidades apresentadas no desenvolvimento de suas práticas docentes.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

PEREIRA, P. S. Os movimentos reflexivos presentes nas pesquisas do núcleo UFMS no projeto em rede observatório da educação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 95–108, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i16.164. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/164. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos