A difusão da cultura negra e sua interface na formação de professores da EJA: uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana-MG

Autores

  • Marcelo Donizete Silva
  • Katia Maria dos Santos Quirino Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.304
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Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos - EJA, Manual didático, Educação para as relações étnico-Raciais, Políticas educacionais, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo, contribuir com a análise acerca produção de um material didático crítico, acerca da cultura negra trabalhada no contexto escolar de Mariana-MG. Intitulada “A difusão da Cultura Negra e sua interface na Formação de Professores da EJA: uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana”, o objeto da análise far-se-á a partir da investigação sistemática dos materiais pensados e propostos, ao que é referente às questões étnicos-raciais, para Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Para esse fim propôs-se também, analisar sobre os fundamentos, ideológicos, das terias educacionais contemporâneas no que pesa a influência destas na formação de professores e dos jovens das escolas periféricas. Nesse sentido, essa pesquisa terá como base teórica uma perspectiva de cunho crítico que envolve as áreas da Formação de Professores, Epistemologia e teorias educacionais e História da Educação do Negro no Brasil.

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Publicado

2020-02-21

Como Citar

SILVA, M. D.; QUIRINO, K. M. dos S. A difusão da cultura negra e sua interface na formação de professores da EJA: uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana-MG. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 153–166, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v12i23.304. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/304. Acesso em: 29 mar. 2024.