Percepções de uma professora iniciante acerca das contribuições da pesquisa em sua formação inicial para o ensino de matemática

Autores

  • Fernando Schlindwein Santino Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Presidente Prudente-SP.
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.
  • Ana Carolina Faustino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.359
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Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores. TCC em Educação Matemática. Início da Docência.

Resumo

Compreender em que medida a pesquisa de trabalho de conclusão de curso, desenvolvida na licenciatura em Pedagogia, contribuiu para a prática pedagógica de uma professora que ensina Matemática em seus primeiros anos de carreira é o objetivo deste artigo. A investigação classifica-se como qualitativa, com análise interpretativa. A produção de dados deu-se a partir de uma entrevista semiestruturada com uma docente que atuava em uma instituição pública de ensino no interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados evidenciaram que o TCC em Educação Matemática, mobilizou elementos relacionados a construção do início da carreira, tais como: a) mudança de atitude em relação ao conhecimento matemático; b) desenvolvimento de autonomia profissional, perante o papel da pesquisa na formação inicial, incentivando para a formação continuada; c) superação do "choque com o real" no início da docência e; d) a mudança de atitudes, dado que possibilitou uma abordagem da Matemática de forma lúdica.

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

SCHLINDWEIN SANTINO, F. .; TEODORO CIRÍACO, K.; CAROLINA FAUSTINO , A. Percepções de uma professora iniciante acerca das contribuições da pesquisa em sua formação inicial para o ensino de matemática. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 45–66, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i26.359. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/359. Acesso em: 2 dez. 2024.