v. 13 n. 26 (2021): (jan-abr/2021) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

					Visualizar v. 13 n. 26 (2021): (jan-abr/2021) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com a Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao primeiro quadrimestre de 2021(Janeiro-Abril de 2021), número 26, do volume 13. E, certamente poderia repetir a introdução da publicação do difícil ano de 2020, na qual registrei 

“o mundo enfrenta uma crise sanitária em função da Pandemia do Covid.19. Chegamos ao final do ano e os prenúncios sobre uma vacina, são animadores, mas por outro lado, no Brasil, além da crise sanitária enfrentamos uma crise política e econômica em que setores do governo central atacam a Ciência e a Educação de maneira a vilipendiar todas as conquistas até aqui alcançadas. São tantas perdas que certamente este editorial não comportaria as questões urgentes que temos para debater no campo social, político e econômico. Incluiremos, pois somente algumas notas do presente momento no campo educacional” (v.12, n25, p.9)  

Iniciamos o ano de 2021, com o aprofundamento das crises – sanitária, econômica e política. Nada mudou, o país está submerso nas trevas, quase 300.000 mortos, colapso no sistema de saúde...os experimentos genocidas continuam, lamentavelmente. 

Publicado: 2021-04-22

Apresentação

  • Apresentação e editorial: Homenagem póstuma á Prof. Dra. Marli André

    José Rubens Lima Jardilino; Joana Paulin Romanowski, Laurizete Ferragut Passos, Marcia de Souza HOBOLD (Autor)
    Abstract views: 668 / PDF downloads: 684
    9-16
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.471

Artigos

  • Formação e práticas decoloniais de professores formadores: contrariando o instituído

    Sandra Maria Nascimento de Mattos, José Roberto Linhares Mattos, (Autor)
    Abstract views: 713 / PDF downloads: 1081
    17-30
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.334
  • “O início é até meio assustador (...)!”: Inquietações docentes pela ótica de professoras iniciantes

    Ingrid Cristina Barbosa Fernandes, Giseli Barreto da Cruz (Autor)
    Abstract views: 893 / PDF downloads: 893
    31-44
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.431
  • Percepções de uma professora iniciante acerca das contribuições da pesquisa em sua formação inicial para o ensino de matemática

    Fernando Schlindwein Santino, Klinger Teodoro Ciríaco, Ana Carolina Faustino (Autor)
    Abstract views: 591 / PDF downloads: 578
    45-66
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.359
  • Os primeiros passos na carreira docente: um estudo com professores moçambicano

    Geraldo Deixa, Rosalino Subtil Chicote, Sidónio Francisco Calisto (Autor)
    Abstract views: 391 / PDF downloads: 418
    67-78
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.354
  • O estágio supervisionado em ensino de ciências como espaço para a mobilização dos saberes docentes

    Antonia Adriana Mota Arrais, Delano Moody Simões da Silva (Autor)
    Abstract views: 1379 / PDF downloads: 871
    79-92
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.397
  • Sostenibilidad y gobernanza universitaria en Gabón: retos y perspectivas para la formación de maestros en la escuela normal superior de libreville

    Véronique Solange Okome-Beka (Autor)
    Abstract views: 244 / PDF downloads: 211 / PDF downloads: 341
    93-108
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.346
  • Educação das relações étnico-raciais na residência pedagógica de sociologia

    Cleyde Rodrigues Amorim, Yamilia de Paula SIQUEIRA (Autor)
    Abstract views: 575 / PDF downloads: 525
    123-136
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.408
  • Contribuições do programa residência pedagógica da Universidade Estadual do Ceará na formação de professores da educação básica

    LACERDA, CECÍLIA ROSA, Francisco SILVA, SANTOS NETO (Autor)
    Abstract views: 1394 / PDF downloads: 1680
    137-154
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.405
  • Contribuições do Programa Residência Pedagógica à formação inicial de futuros professores de línguas: aspectos da parceria colaborativa

    Caroline Carnielli Biazolli, Isadora Valencise Gregolin, Joceli Catarina Stassi-Sé (Autor)
    Abstract views: 1314 / PDF downloads: 1407
    155-170
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.420
  • Dos entraves à busca por novos caminhos no planejamento da Educação Física Escolar: Residência Pedagógica como uma ação participativa

    Leonardo Cordeiro de Queiroz, Bruna Solera, Vânia Matias (Autor)
    Abstract views: 879 / PDF downloads: 677
    171-186
  • Residência pedagógica nas IES: programa de aperfeiçoamento do estágio curricular obrigatório?

    Fernanda Silva Veloso, Altair (Autor)
    Abstract views: 685 / PDF downloads: 947
    187-200
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.416
  • Estudo descritivo acerca dos efeitos do programa institucional de residência pedagógica/UFS no processo de formação continuada dos professores preceptores

    LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS, Ana Karolliny do Livramento Melo, Fabio Kalil de Souza (Autor)
    Abstract views: 666 / PDF downloads: 661
    201-218
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.409