Dos entraves à busca por novos caminhos no planejamento da Educação Física Escolar: Residência Pedagógica como uma ação participativa

Autores

  • Leonardo Cordeiro de Queiroz Universidade Estadual de Maringá
  • Bruna Solera Universidade Estadual de Maringá
  • Vânia Matias Universidade Estadual de Maringá
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Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Planejamento, Educação Física Escolar, Formação Docente

Resumo

A discussão apresentada teve como objetivo investigar a percepção dos professores preceptores e coordenador do Programa Residência Pedagógica (RP), acerca da construção e aplicação do planejamento da Educação Física Escolar no Ensino Fundamental e Médio e as suas influências. Contou com a participação de três preceptores e um coordenador de núcleo do Programa RP – Educação Física. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta, cujos dados foram analisados por meio dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram para benefícios aos atores participantes, principalmente no processo formativo dos futuros professores e formação continuada dos professores preceptores. Concluiu-se que o RP, juntamente a uma ação estruturada de planejamento participativo se configurou como importante estratégia no processo formativo de professores, contribuindo com a efetivação da parceria entre universidade e escola.

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Publicado

2021-04-16

Como Citar

QUEIROZ, L. C. de; SOLERA, B.; SOUZA, V. de F. M. de. Dos entraves à busca por novos caminhos no planejamento da Educação Física Escolar: Residência Pedagógica como uma ação participativa. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 171–186, 2021. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/396. Acesso em: 2 dez. 2024.