Formação continuada de professores: reflexões sobre o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo no ciclo de alfabetização

  • Eliane Kiss de Souza SENAI
  • Beatriz Vargas Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sérgio Roberto Kieling Franco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Raciocínio Multiplicativo. Desenvolvimento dos Alunos.

Resumo

RESUMO: Neste artigo analisa-se a eficácia da formação continuada de professores através dos resultados de grupos experimentais A, B e grupo controle, em relação ao desempenho dos alunos do 3º ano do ensino fundamental na resolução de situações-problema com distribuição/partição e multiplicação. Para tal, foi desenvolvido para os grupos experimentais A e B um processo de formação sobre o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, coletados na aplicação de um pré-teste. Verificou-se o efeito da formação continuada ao comparar o emprego de estratégias e o percentual de acerto dos alunos no pré-teste e nos pós-teste 1 e 2, com análise qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciaram que o processo de formação continuada junto ao grupo experimental B, com participação espontânea dos professores, contribuiu na construção coletiva dos saberes docentes e no desempenho dos alunos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação Continuada de Professores. Raciocínio Multiplicativo. Desenvolvimento dos Alunos.

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Publicado
22-12-2020
Como Citar
KISS DE SOUZA, E.; DORNELES, B. V.; FRANCO, S. R. K. Formação continuada de professores: reflexões sobre o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo no ciclo de alfabetização. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 261-278, 22 dez. 2020.